O gigante de tecnologia chinês Alibaba demitiu dezenas de funcionários de sua unidade de metaverso, a Yuanjing, em um movimento que reflete as mudanças no setor de tecnologia e nos investimentos voltados para o metaverso.
As demissões afetaram principalmente colaboradores das operações de Yuanjing em Xangai e Hangzhou, marcando um momento de reestruturação para a empresa.
De acordo com fontes ligadas ao Alibaba, a reorganização busca otimizar recursos e melhorar a eficiência da unidade de metaverso. Apesar do corte de pessoal, a empresa planeja manter a Yuanjing em funcionamento, mas com um foco mais direcionado a aplicativos e ferramentas para o metaverso, além de serviços baseados nessa tecnologia.
“O mercado está passando por mudanças e, assim como outras empresas, o Alibaba busca realinhar seus investimentos para obter o melhor uso dos recursos”, comentou um analista próximo ao setor.
Metaverso
A decisão do Alibaba ocorre em um momento em que outras grandes empresas de tecnologia chinesas, como a Tencent e Baidu, também reavaliam suas estratégias para o metaverso.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
A Tencent, que se envolveu intensamente com o metaverso em 2021, enfrentou desafios relacionados à regulamentação de dados de usuários e conteúdos. Baidu, por sua vez, redirecionou parte de seus recursos para a inteligência artificial, que tem recebido mais atenção e investimentos recentemente.
Essa mudança de estratégia no setor de metaverso também reflete uma desaceleração no interesse do público e dificuldades econômicas. Em paralelo, a divisão de metaverso da Meta, a Reality Labs, reportou perdas significativas de US$ 4,4 bilhões no terceiro trimestre, trazendo à tona as dificuldades de monetizar o metaverso.
A Reality Labs acumula prejuízos expressivos, o que mostra que empresas de tecnologia no mundo inteiro enfrentam desafios ao tentar explorar o potencial desse mercado.
O setor de criptomoedas, que muitas vezes acompanha as tendências de inovação tecnológica, observa de perto esses ajustes das grandes empresas no metaverso. Com o interesse das empresas de tecnologia voltando-se para IA e outros campos de aplicação prática, o futuro do metaverso e sua integração com ativos digitais, como as criptomoedas, ainda é incerto.
A Yuanjing, que recebeu bilhões de yuans em investimentos do Alibaba, teve que se adaptar a essa nova realidade, ajustando suas operações para acompanhar as exigências do mercado e as regulamentações locais.