Durante o Fórum Econômico Oriental (EEF), realizado em Vladivostok, o presidente russo Vladimir Putin fez uma declaração enfática que chamou a atenção da comunidade global de criptomoedas. Conforme destacou Putin, Rússia agora se posiciona como uma das líderes mundiais na mineração de Bitcoin.
A Rússia alcançou esse marco, de acordo com o presidente, principalmente devido ao excedente energético do país, sobretudo nas regiões frias e menos densamente povoadas, como a Sibéria.
A mineração de Bitcoin, que requer uma grande quantidade de energia, encontrou na Rússia um terreno fértil. O presidente Putin explicou que o vasto excedente de energia, resultante das condições climáticas favoráveis e da infraestrutura energética robusta, permitiu que o país aproveitasse esse potencial de forma eficiente.
“A Rússia é hoje uma das líderes mundiais em mineração. Isso se deve ao excedente de capacidade energética na Sibéria”, afirmou Putin durante seu discurso no EEF.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
- Leia também: Bernstein revela previsões de preço para Bitcoin caso Trump ou Harris vençam eleições nos EUA
Mineração na Rússia
Contudo, o presidente ressaltou que, apesar do sucesso na mineração de Bitcoin, é essencial que esse avanço não comprometa o desenvolvimento de outras áreas importantes para a economia russa.
Putin alertou que a energia disponível também deve ser destinada a outros projetos prioritários, como a construção de moradias, a expansão de instalações industriais e sociais, além do abastecimento energético para fábricas e novas unidades produtivas.
De acordo com relatórios apresentados por Sergey Bezdelov, diretor da Associação de Mineração Industrial da Rússia, o país produziu cerca de 54.000 BTC em 2023. Isso gerou mais de 550 milhões de dólares em impostos para os cofres públicos.
Bezdelov destacou ainda que, com a recente aprovação da lei de mineração de criptomoedas, a expectativa é de que esses números cresçam exponencialmente nos próximos anos, atraindo novos investidores.
O Ministro da Energia, Sergei Tsivilev, ecoou as palavras de Putin. Ele enfatizou que o excedente de energia será destinado preferencialmente aos mineradores legais de Bitcoin. Contudo, não irá comprometer o desenvolvimento social e industrial.