Ir para o conteúdo
Últimas
Mercado
Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0
Planilhas Gratuitas
Newsletters
Logo CriptoFácil
Pesquisar
Fechar
Mercado
Ethereum
DeFi
NFT
Web3
Inscreva-se
Mercado
NFT
Inscreva-se
AO VIVO
Jogue e Ganhe – Oportunidades no mercado de criptomoeda
Clique aqui

Pirâmide

Servidores públicos do DF são vítimas de pirâmide e sindicato se posiciona

  • Por Lorena Amaro
  • - 27/08/2020
  • às 12:05
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Servidores públicos do DF são vítimas de pirâmide e sindicato se posiciona

Diversos servidores públicos do Poder Judiciário foram vítimas de esquemas de pirâmide financeira no Distrito Federal.

Por isso, o Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário e do MPU no DF (Sindjus-DF) emitiu um alerta na terça-feira (25).

O Sindjus-DF explicou que esses esquemas possuem modelos insustentáveis a longo prazo. Já que é preciso atrair cada vez mais pessoas para o falso investimento para que ele seja lucrativo.

“Pirâmide financeira se baseia na oferta de dinheiro rápido e fácil. Inclusive, tais promessas são de ganhos muito maiores do que os de aplicações tradicionais do mercado financeiro”, destacou o sindicato.

Pandemia intensificou o quadro

A associação ainda observou que o contexto da pandemia acentuou ainda mais a vulnerabilidade das pessoas. Os fatores apontados foram isolamento e problemas financeiros.

Desta forma, algumas pessoas entram nesses esquemas que parecem ser lucrativos. No entanto, acabam sendo armadilhas para roubar dinheiro dos investidores.

Conforme explicou o sindicato, o esquema de pirâmide é um crime antigo contra a economia popular, previsto em lei desde 1951.

“Contudo, a situação requer muito cuidado, pois mesmo ganhando ação judicial, o investimento dificilmente será recuperado, pois os responsáveis pelas pirâmides costumam desaparecer”, observou.

Assim, o Sindjus-DF instruiu que os servidores desconfiem de pessoas físicas ou empresas que oferecem a possibilidade de ganhar dinheiro fácil e rápido.

Palavras como: alta rentabilidade, baixo risco, ganho expressivo, retorno certo e lucro exorbitante foram citadas pela associação como sendo gatilhos para os esquemas.

“Procure informações substanciais sobre onde você está aplicando o seu dinheiro. Embora as pirâmides façam muita publicidade, inclusive, utilizando depoimentos pessoais, é preciso questionar os fundamentos do negócio, investigando a fundo o que está sendo oferecido a você”, ressaltou o sindicato.

Mandalas

Um dos tipos de pirâmide mencionado pelo sindicato no alerta foram as mandalas. Criado em 2017, esse esquema é direcionado para mulheres.

Além disso, o sistema de captação de investidores mais comum atualmente é via redes sociais.

Agora, segundo o sindicato, as mandalas estão se expandindo através de videoconferências na plataforma Zoom.

“Nesse sentido, o Sindjus-DF orienta a todos a ter muito cuidado e desconfiar de produtos dessa natureza que lhes sejam apresentados, para não ser lesados. Denuncie também à polícia para que outros não venham a cair nessa armadilha e sejam prejudicados”, finalizou o sindicato.

Leia também: Número de fintechs cresce 28% no Brasil em um ano

Leia também: Bitcoin pode voltar aos R$ 50 mil com falta de contratos futuros

Leia também: Presidente do Banco Central fala em limite de cortes na Selic

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Fique atualizado sobre as últimas tendências em Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2. Junte-se a nossa lista de mais de 20 mil assinantes.

Notícias

Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0

Destaque

Últimas Notícias
Newsletter
Análise Técnica
Opinião
Educação
Money Block
Planilhas Gratuitas

Guia CriptoFacil

Guia Cripto
Bitcoin 101
Ethereum 101
Blockchain 101
DeFi 101

Sobre Nós

Quem somos
Media Kit
Trabalhe Conosco
Política de privacidade
Contato

© 2016 - 2022 CriptoFacil. Todos os direitos reservados

O CriptoFácil preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

IMPORTANTE: Este site é mantido e atualizado pela CRIPTO VENDAS ONLINE LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 28.900.668/0001-04.