Ir para o conteúdo
AO VIVO
O BITCOIN VAI CAIR FORTE! O GRANDE MOMENTO PARA VENDER É AGORA?
Clique aqui
Comprar Bitcoin
Carteira BG
Newsletter
Últimas
Mercado
Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0
Planilhas Gratuitas
Logo CriptoFácil
Comprar Bitcoin
Mercado
DeFi
NFT
Web3
Carteira BG
Comprar Bitcoin
Mercado
Carteira BG

Onda de fraudes

Segunda exchange é acusada de fraude na Turquia em 1 semana

  • Por Juliana Nascimento
  • - 26/04/2021
  • às 15:20
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Segunda exchange é acusada de fraude na Turquia em 1 semana
Foto: Unsplash
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

Investidores de criptomoedas da Turquia estão tendo problemas. Após a prisão de dezenas de envolvidos com a exchange Thodex, uma nova plataforma de troca foi desmantelada em menos de uma semana.

Na sexta-feira (23), a Bloomberg divulgou que a Vebitcoin interrompeu suas operações, alegando não conseguir atender sua demanda.

Publicidade

“Devido aos recentes desenvolvimentos na indústria de criptomoeda, nossas transações se tornaram muito mais intensas do que o esperado. […] Decidimos encerrar nossas atividades a fim de cumprir todos os regulamentos e reivindicações”, informou a companhia.

Após o anúncio, o Conselho de Investigação de Crimes Financeiros bloqueou as contas da corretora e abriu uma investigação. Além disso, o diretor executivo da companhia e outros três funcionários foram detidos.

Colapso em exchanges turcas?

O desmonte de duas exchanges turcas começou na semana passada.A Thodex — que detinha 390 mil clientes — foi a primeira plataforma acusada de fraude.

Publicidade

A investigação foi iniciada após o advogado Absullah Usame Crean entrar com uma ação judicial representando as supostas vítimas. Em seu relatório, foi alegado que Fatih Faruk Oze, fundador da Thodex, cometia fraude financeira.

O processo foi protocolado depois que a exchange interrompeu as negociações de criptoativos, impossibilitando que seus clientes realizassem transações.

A abertura de inquérito levou 62 pessoas detidas para prestar esclarecimentos. Já Oze não foi encontrado pelas autoridades.

Publicidade

Passados dois dias, a Vebitcoin também cancelou suas operações de forma abrupta no país. A corretora registrava mais de US$ 60 milhões em volume diário, cerca de R$ 327,4 bilhões.

O Conselho de Investigação de Crimes Financeiros do país bloqueou os acessos bancários da exchange e abriu uma investigação. O diretor executivo, Ilker Bas, e outros três colaboradores foram detidos.

Quanto a Thodex, caso os valores não sejam recuperados, estima-se que o prejuízo totalize bilhões de dólares.

Publicidade

Inflação

Para o chefe de pesquisa da Deniz Investment, Orkun Godek, o mercado de criptomoedas carece de regulação.

“Riscos podem desencadear novos riscos. As pessoas podem fechar posições em outros lugares para combater suas perdas de [valores em] criptomoedas”, alertou.

Parte do boom no mercado de ativos digitais na Turquia é atribuído à inflação do país, que atingiu 16,2% em março. Além disso, a lira — moeda local — enfraqueceu mais de 10% em relação ao dólar este ano.

Publicidade

Promessa de custódia

Visando reduzir a desconfiança despertada em alguns investidores após as últimas polêmicas, a exchance BTCTurk anunciou que oferecerá o serviço de custódia a seus clientes.

A corretora detém cerca de 3 milhões de usuários na sua plataforma. Segundo o diretor executivo, Ozgur Guneri, as operações serão disponibilizadas no último trimestre deste ano e estarão abertas para outras exchanges.

Regulamentação no país

Este mês, Sahap Kavcioglu, líder do banco central turco, expôs a intenção de inviabilizar pagamentos com criptomoedas a partir de 30 de abril.

Publicidade

De acordo com a autoridade financeira, empresas de pagamento serão proibidas de realizar transações com moedas digitais.

O volume mensal de criptomoedas na Turquia tem atingido bilhões de dólares.

Leia também: Binance inicia venda de ações de Apple, Microsoft e MicroStrategy

Publicidade

Leia também: JPMorgan pretende lançar seu fundo de Bitcoin ainda em 2021

Leia também: Abertura de capital da Coinbase terá efeitos no Brasil, diz especialista

Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Fique atualizado sobre as últimas tendências em Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2. Junte-se a nossa lista de mais de 20 mil assinantes.

Notícias

Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0

Destaque

Últimas Notícias
Newsletter
Análise Técnica
Opinião
Educação
Money Block
Planilhas Gratuitas

Guia CriptoFacil

Guia Cripto
Bitcoin 101
Ethereum 101
Blockchain 101
DeFi 101

Sobre Nós

Quem somos
Media Kit
Trabalhe Conosco
Política de privacidade
Contato

© 2016 - 2022 CriptoFacil. Todos os direitos reservados

O CriptoFácil preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

IMPORTANTE: Este site é mantido e atualizado pela CRIPTO VENDAS ONLINE LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 28.900.668/0001-04.