De acordo com uma publicação do Sebrae Bahia, será oferecido no dia 18 de julho uma oficina intitulada “Gestão na era da inovação 4.0”. De acordo com a publicação, o objetivo da iniciativa educacional é:
“Traduzir aos empreendedores as mudanças no mundo dos negócios não só no presente, mas como no curto e médio prazo no que se refere a tendências, mudanças essas decorrentes das emergentes tecnologias disruptivas e crowd economy representadas pela Indústria 4.0, Blockchain e Economia Compartilhada.”
Entre os tópicos abordados estão revoluções industriais, gestão durante a atual Revolução Industrial 4.0, bem como as tecnologias desenvolvidas neste período. Em separado, serão abordados os tópicos blockchain e criptomoedas.
O CriptoFácil conversou com o idealizador do projeto Carlos Renato Faria Costa para entender melhor as motivações e quais os pontos serão abordados. Sobre a motivação, Costa responde:
“Há aproximadamente três anos eu comecei a estudar sobre criptomoedas e adentrei a tecnologia blockchain. Meu histórico é de gestão de projetos, eu trabalhava na AmBev quando me deparei com Bitcoin e blockchain, resolvendo criar iniciativas educacionais sobre o tema.”
Ele completa:
“Tecnologias da indústria 4.0, da qual a blockchain faz parte, estão mudando a forma como as pessoas empreendem, com vários aspectos que elas precisam entender para se adaptar à essa nova realidade. O Sebrae abriu um edital e apresentei meu curso que abordava estas questões, sendo selecionado. […] Os empreendedores precisam entender como essas tecnologias estão impactando diariamente suas vidas.”
De acordo com Costa, o Sebrae não possui uma divisão focada em criptomoedas e blockchain, até onde ele tem conhecimento. Ele optou por abordar essas tecnologias por acreditar que elas são responsáveis pelas mudanças que ocorrerão em breve – e não só na parte econômica. Ele comenta:
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
“Os impactos da Revolução 4.0 pegarão as pessoas de calças curtas, será algo muito repentino.”
Costa afirma ainda que conceitos técnicos básicos são informados, além de questões sobre os fundamentos, elucidando como criptomoedas e blockchain darão liberdade às pessoas – especialmente em assuntos financeiros. Segundo ele, esses conceitos são suficientes para que empreendedores de médias e grandes empresas entendam sobre as tecnologias e consigam buscar atualizações sobre o tema.
A oficina será realizada no auditório do Sebrae em Barreiras/BA, localizado na Avenida Benedita Silveira, número 118, no térreo do Edifício Portinari – no centro da cidade. As inscrições são limitadas e custam R$60, e a duração da oficina será das 14h até as 22h.
Leia também: Blockchain Academy e Tatiana Revoredo oferecem cursos sobre blockchain e regulação de criptoativos no Brasil