A Satsconf, conferência 100% focada em Bitcoin realizada no Brasil, anunciou vários nomes internacionais que estarão presentes no evento. Mas a principal atração dessa leva é o nome de Tadge Dryja, que fará sua primeira palestra no país. O nome de Dryja pode não ser tão conhecido, mas ele é ninguém menos que o coinventor da Lightning Network, uma solução com foco na adoção do BTC no dia a dia.
De fato, a segunda camada do Bitcoin hoje processa milhões de dólares em transação e permite operações rápidas e seguras. O desenvolvedor participará da segunda edição da Satsconf, que de 2 a 5 de novembro, em São Paulo. De acordo com a programação, as palestras ocorrerão no dia 4, que é o dia da conferência propriamente dita.
Enquanto isso, os dias 2 e 3 abrigarão um hackathon da Satsconf para o desenvolvimento de projetos. Por fim, o segundo dia receberá a Satsparty, uma festa voltada para os participantes.
Essa será a primeira participação de Dryja em um evento brasileiro. Coinventor da Lightning Network e ex-CTO da Lightning Labs, Tadge Dryja trabalhou para resolver alguns dos problemas mais difíceis de escalabilidade do mundo para o Bitcoin.
Por exemplo, Dryja participou do Bitcoin Core Developer, Tadge trabalhou no MIT Digital Currency Initiative como Research Scientist. Sua pesquisa atual está focada em expandir a escalabilidade, eficiência e funcionalidade da rede Bitcoin. Dryja também o time da Lightspark como pesquisador científico sênior.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
- Leia também: SEC vai apelar de decisão que deu vitória à Ripple
Nomes de peso
Com uma grande expansão em 2023, a Satsconf aumentou não apenas o número de dias, mas também de participantes. A conferência contará com a presença de outros grandes nomes da comunidade internacional do Bitcoin. Entre as novidades da programação, destacam-se também outros nomes de grande renome da comunidade internacional, tais como:
- Noelyne Sumba (Machankura, serviço que permite comprar Bitcoin sem uso da Internet na África);
- Peter Todd (palestrante e fundador do projeto de código aberto OpenTimestamps);
- Calle (físico e programador de projetos de código aberto, como Cashu);
- Evan Kaloudis (fundador da Zeus, carteira de Bitcoin para celular, multiplataforma e custódia própria);
- Conor Okus (gerente de Produto da Spiral, braço focado no desenvolvimento da Lightning Network na Block, empresa do Jack Dorsey);
- Rachel Rybarzyk (VP da Galaxy Digital, digital assets pioneira no mercado Blockchain);
- Arsh Molu (parte da equipe focada no Bitcoin como instrumento de liberdade financeira da Human Rights Foundation).
Além disso, o evento contará com nomes de peso ligados ao Bitcoin no Brasil. Entre os participantes nacionais estão André Neves, cofundador da carteira ZBD; Lucas Ferreira, fundador do fundo Vinteum; e Luiz Parreira, fundador do aplicativo Bipa. Por outro lado, o educador Diego Kolling, do Noderunners Brasil, e Bruno Garcia, desenvolvedor do Bitcoin Core, também confirmaram presença.
“A ideia principal da Satsconf é fortalecer o ecossistema brasileiro ao compartilhar informações com pessoas que estão contribuindo para a adoção do Bitcoin em diversos mercados do mundo, além de fomentar o networking e o desenvolvimento de novos projetos”, afirma Lucas Ferreira, evangelista da Lightning Labs, fundador da Vinteum e idealizador da Satsconf.