Os bancos espanhóis Santander, Bankia, BBVA e CaixaBank anunciaram, em um comunicado compartilhado com o CriptoFácil, o início do primeiro teste para implantar uma plataforma interbancária chamada de “pagamentos inteligentes”, que tem por objetivo a execução de pagamentos por meio do uso de uma rede blockchain privada. O projeto conta com a participação da Grant Thornton, empresa de auditoria e consultoria, e é coordenado pela Iberpay, empresa espanhola que administra o sistema nacional de pagamentos (SNCE) especializado na troca, compensação e liquidação de operações entre entidades financeiras.
Apesar de ter sido divulgada só em dezembro, a prova de conceito teria começado em outubro e tem uma duração prevista de seis meses. O teste inclui um piloto baseado em um caso de negócios real implantado na rede e possui seis nós distribuídos gerenciados para cada participante, bem como uma análise da viabilidade futura de possíveis novos nós e a emissão de uma “moeda eletrônica” entre os participantes para liquidação mútua.
“Ciente das capacidades e do potencial disruptivo dessa tecnologia, antecipando o futuro e aproveitando essa oportunidade estratégica, os bancos espanhóis estão apostando, com essa iniciativa pioneira, no desenvolvimento de soluções de pagamento para redes blockchain”, finaliza o comunicado.
Leia também: Santander resgata título de US$20 milhões emitido na blockchain do Ethereum