Ir para o conteúdo
Últimas
Mercado
Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0
Planilhas Gratuitas
Newsletters
Logo CriptoFácil
Pesquisar
Fechar
Mercado
Ethereum
DeFi
NFT
Web3
Inscreva-se
Mercado
NFT
Inscreva-se
AO VIVO
Jogue e Ganhe – Oportunidades no mercado de criptomoeda
Clique aqui

Relatório do Deutsche Bank indica o que falta para o Bitcoin tornar-se uma moeda

  • Por Luciano Rocha
  • - 01/02/2020
  • às 14:00
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Relatório do Deutsche Bank indica o que falta para o Bitcoin tornar-se uma moeda

O Deutsche Bank, maior banco da Alemanha e da Europa, lançou a primeira parte um relatório em três séries chamado: “O Futuro dos Pagamentos”. O relatório traz um panorama geral sobre a evolução dos meios de pagamento nas principais economias do mundo – China, EUA, Alemanha, Reino Unido, França e outros.

Algumas informações são muito relevantes e mostram contrastes: enquanto na China, os meios digitais são os mais utilizados em pagamentos, o dinheiro em espécie ainda é o método de pagamento preferido na Alemanha. Sobre as criptomoedas, o Deutsche Bank afirma que elas “passaram o ponto de inflexão necessário para deixarem de ser uma moda”, mas que ainda estão no “estágio de adoção antecipada”, muito atrás dos meios de pagamento tradicionais.

De acordo com o documento, as flutuações de preço das criptomoedas não as tornam um reserva de valor nem meio de pagamento”confiáveis”. Sobre o Bitcoin, a maior criptomoeda do mundo, o banco disse que é “muito volátil para ser uma reserva de valor confiável.” Em sua afirmação, o banco utilizou como exemplos as fortes flutuações de preço do Bitcoin durante 2017 e 2018.

flutuações de preço do Bitcoin durante 2017 e 2018.

Meios de pagamento

O relatório também aponta que os pagamentos em Bitcoin também representam uma fração “minúscula” do total de pagamentos globais, embora tenha dito que o volume desses pagamentos aumentou exponencialmente nos últimos anos.

os pagamentos em Bitcoin também representam uma fração “minúscula” do total de pagamentos globais

A título de comparação, os meios de pagamentos por carteiras digitais (Apple Pay, Samsung Pay e outros) já atingem 80% na China. Em contraste, o dinheiro vivo (cash) é o meio de pagamento mais popular entre 60% da população da Alemanha. As criptomoedas não surgem como destaque em nenhum dos países avaliados.

os meios de pagamentos por carteiras digitais (Apple Pay, Samsung Pay e outros) já atingem 80% na China.

No geral, o banco acredita que as criptomoedas têm o potencial de “revolucionar” os sistemas de pagamentos, especialmente nos países em desenvolvimento e naqueles cuja penetração dos meios digitais ainda é pequena. O documento também coloca o fato de que os métodos de pagamento digitais tendem a substituir o cartão de crédito no médio prazo, o que pode representar um cenário positivo para as criptomoedas.

“No futuro, pode não ser surpreendente se uma nova e tradicional criptomoeda surgir inesperadamente”, acrescentou.

Na segunda parte da série, também publicada na semana passada, o Deutsche Bank disse que o dinheiro em espécie estaria disponível por “décadas vindouras”. A terceira parte – “Moedas digitais: a melhor ferramenta de força” – publicada na segunda-feira, 27 de janeiro, afirma que “um novo moeda digital poderá se tornar dominante nos próximos dois anos.”

“Ainda nos seus estágios iniciais, as moedas digitais têm o potencial de mudar radicalmente pagamentos, bancos, bancos centrais e o equilíbrio do poder econômico”, afirmou o banco.

No mês passado, conforme relatou o CriptoFácil, o Deutsche Bank afirmou que as criptomoedas têm potencial para substituir o dinheiro a partir de 2030, pois o atual sistema fiduciário parece “frágil”. Ele acrescentou na época que, para que isso ocorra, as criptomoedas precisam se tornar legal aos olhos dos governos e reguladores financeiros.

Leia também: Deutsche Bank junta-se à rede blockchain liderada pelo JP Morgan

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Fique atualizado sobre as últimas tendências em Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2. Junte-se a nossa lista de mais de 20 mil assinantes.

Notícias

Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0

Destaque

Últimas Notícias
Newsletter
Análise Técnica
Opinião
Educação
Money Block
Planilhas Gratuitas

Guia CriptoFacil

Guia Cripto
Bitcoin 101
Ethereum 101
Blockchain 101
DeFi 101

Sobre Nós

Quem somos
Media Kit
Trabalhe Conosco
Política de privacidade
Contato

© 2016 - 2022 CriptoFacil. Todos os direitos reservados

O CriptoFácil preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

IMPORTANTE: Este site é mantido e atualizado pela CRIPTO VENDAS ONLINE LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 28.900.668/0001-04.