Ir para o conteúdo
AO VIVO
O BITCOIN VAI CAIR FORTE! O GRANDE MOMENTO PARA VENDER É AGORA?
Clique aqui
Comprar Bitcoin
Carteira BG
Newsletter
Últimas
Mercado
Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0
Planilhas Gratuitas
Logo CriptoFácil
Comprar Bitcoin
Mercado
DeFi
NFT
Web3
Carteira BG
Comprar Bitcoin
Mercado
Carteira BG

Regulação: ABCripto adere ao Código de Ética para fintechs no Brasil

  • Por Cassio Gusson
  • - 07/12/2018
  • às 11:30
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
No dia 30 de novembro, durante a Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo (CASE), organizada pela Associação Brasileira de Startups (ABStartups), foi lançado o Código de Ética e Melhores Práticas do segmento Fintech, com adesão das principais associações representativas de startups financeiras: O Comitê de Fintech da ABStartups; a Associação Brasileira de Fintechs (ABFintechs); a Associação Brasileira de Crowdfunding de Investimento (Crowdinvest); e a Associação Brasileira de Criptoeconomia (ABCripto).
O documento define alguns padrões mínimos de operação de uma fintech, que envolvem desde princípios éticos fundamentais até práticas de “identificação de cliente” (KYC) e prevenção à lavagem de dinheiro (AML). A construção desse documento deu-se durante o segundo semestre de 2018, pelas associações que compõem o Grupo de Trabalho Fintech do Laboratório de Inovação Financeira (LAB), uma iniciativa da ABDE (Associação Brasileira de Desenvolvimento), do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e da CVM (Comissão de Valores Imobiliários).
Com a assinatura conjunta das diferentes associações representativas do setor, todas passam a exigir o cumprimento dos itens apresentados no Código por suas associadas, fazendo com que o segmento fintech brasileiro passe a ter um alicerce básico definido pelos seus próprios participantes, a exemplo de outros países do mundo, como Espanha e Indonésia.
Segundo Bruno Diniz, presidente do Comitê de Fintechs da ABStartups, tal documento é o princípio de um movimento de autorregulação do setor e já havia sido bem recebido em apresentações internas no Laboratório de Inovação Financeira.
“Acreditamos que o setor fintech vem ganhando cada vez mais relevância no contexto nacional e a mensagem que o Código de Ética e Melhores Práticas passa é a de que o ecossistema está evoluindo e se organizando perante à sociedade, inclusive com a cooperação mútua entre as diferente associações que defendem os interesses das startups financeiras em nosso país”, conclui.
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Fique atualizado sobre as últimas tendências em Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2. Junte-se a nossa lista de mais de 20 mil assinantes.

Notícias

Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0

Destaque

Últimas Notícias
Newsletter
Análise Técnica
Opinião
Educação
Money Block
Planilhas Gratuitas

Guia CriptoFacil

Guia Cripto
Bitcoin 101
Ethereum 101
Blockchain 101
DeFi 101

Sobre Nós

Quem somos
Media Kit
Trabalhe Conosco
Política de privacidade
Contato

© 2016 - 2022 CriptoFacil. Todos os direitos reservados

O CriptoFácil preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

IMPORTANTE: Este site é mantido e atualizado pela CRIPTO VENDAS ONLINE LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 28.900.668/0001-04.