A rede de segunda camada Base, desenvolvida pela exchange Coinbase, testemunhou recentemente um aumento em suas atividades que gerou um aumento significativo em seus endereços ativos diários. De acordo com dados da plataforma de análise on-chain IntoTheBlock, a rede testemunhou um recorde de 2 milhões de transações diárias nesta semana.
Junto com esse recorde, a Base também registrou aumento nos endereços ativos diários. Ambos podem ser vinculados ao lançamento do Wrapped Bitcoin (cbBTC) e à introdução do Base Name Service (BNS), que aumentaram a demanda da rede.
O WBTC é um token lastrado no verdadeiro Bitcoin (BTC) muito utilizado em aplicativos de finanças descentralizadas (DeFi). Já o BNS é um protocolo que permite a criação de endereços na Base de forma semelhante a endereços de e-mail, facilitando o envio e recebimento de transações.
- Leia também: Bitcoin Hoje: 26/09/2024: BTC volta aos US$ 64.000 e WLD dispara com mudanças na OpenAI
Endereços ativos da Base disparam
De acordo com a Coinbase, o novo token embrulhado recebeu o código de cbBTC e chegou na Base e no Ethereum em 12 de setembro. A novidade surge alguns meses depois da exchange integrar a Lightning Network para transferências de BTC em sua plataforma.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Assim como outros tokens embrulhados, o cbBTC tem lastro de 1 para 1 no BTC, e esses BTC ficam custodiados na Coinbase. Os usuários do token podem usá-lo para ter acesso a vários aplicativos e protocolos, além de operar BTC no mercado de DeFi.
Em menos de duas semanas após seu lançamento, o cbBTC conquistou mais de 3.500 usuários, com uma média de US$ 472 milhões em BTC liquidados diariamente na Base.
O token contribuiu significativamente para o crescimento dos endereços ativos diários da Base, mas a IntoTheBlock disse que o hype em torno do BNS está desempenhando um papel ainda maior. A Coinbase lançou o serviço em 21 de agosto, permitindo que os usuários estabeleçam sua identidade na rede registrando nomes legíveis por humanos para seus endereços.
Como o Ethereum Name Service (ENS), o BNS garante um serviço de nome unificado e uma experiência de identidade em blockchain para todos na Base.
A importância dos BNS
Menos de três dias após a Coinbase introduzir o BNS, o número de endereços ativos diários na Base atingiu um recorde de 1,05 milhão. Hoje, mais de um mês após o lançamento, esse número já dobrou e atingiu a marca de 2 milhões.
Dados da plataforma de análise de camada 2 GrowThePie mostram que a Base atualmente responde por 70% dos endereços ativos entre as redes de Camada 2 baseadas em Ethereum. Em seguida está a Arbitrum, que responde por apenas 9,6%.
A Base ultrapassou a Arbitrum no final de junho e permaneceu à frente do protocolo desde então. Na semana passada, a Base viu mais de 6,8 milhões de endereços ativos, enquanto a Arbitrum registrou menos de 943 mil endereços.
Vale a pena mencionar que a cbBTC enfrentou muitas críticas ao contribuir para o crescimento da Base. A comunidade levantou preocupações sobre a falta de transparência da Coinbase em suas reservas de Bitcoin e o acordo de uso do token, o que sugere que a exchange não reembolsaria totalmente os usuários por BTC perdidos devido a atividades maliciosas.