Ir para o conteúdo
Últimas
Mercado
Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0
Planilhas Gratuitas
Newsletters
Logo CriptoFácil
Pesquisar
Fechar
Mercado
Ethereum
DeFi
NFT
Web3
Inscreva-se
Mercado
NFT
Inscreva-se
AO VIVO
Jogue e Ganhe – Oportunidades no mercado de criptomoeda
Clique aqui

Reclame Aqui de Portugal passa a registrar queixas em blockchain

  • Por Gino Matos
  • - 31/10/2019
  • às 07:30
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Reclame Aqui de Portugal passa a registrar queixas em blockchain

O Portal da Queixa é a versão portuguesa do site brasileiro Reclame Aqui, um site dedicado a consumidores insatisfeitos que postam reclamações sobre produtos e serviços oferecidos por diversas empresas.

De acordo com o site português Semanário V, o Portal da Queixa passará a registrar as reclamações de seus usuários em uma blockchain. A blockchain será fornecida por uma empresa brasileira, a Hash Institute.

Por meio da sua solução Hash Cool, que muito se assemelha ao serviço prestado pela Owl Docs – já tratada aqui pelo CriptoFácil -, é possível registrar documentos, URLs, certificar PDFs e até mesmo criar uma assinatura digital para validar documentos.

A relação entre reclamações de consumidores e uma blockchain chama a atenção, uma vez que as reclamações feitas contra uma empresa ficarão marcadas para sempre no Portal da Queixa – tornando difícil para as empresas esconder descasos passados para com seus consumidores.

A Hash Institute já fez seu primeiro marco em julho deste ano. Conforme revela Renato Campos Pacheco, por meio de uma publicação no Medium, a primeira certidão de nascimento com paternidade socioafetiva do Brasil foi registrada na blockchain da companhia – ou seja, dois pais foram registrados na certidão de nascimento de uma criança.

Conforme Pacheco ressalta em sua publicação:

“Então olhando pra isso e conectando aos meus sentimentos em relação a esse processo, eu decidi fazer o registro também em blockchain, assim, esse documento que está registrado nos meios convencionais, também está registrado nos meios digitais — aumentando muito o nível de segurança e garantindo que esse documento jamais seja adulterado, acredito que esse processo será comum no futuro.”

Importante ressaltar que a solução Hash Cool tem um plano gratuito e pode ser utilizado como uma extensão do Google Chrome – compatível também com o navegador Brave -, permitindo cinco registros individuais em blockchain mensalmente.

Leia também: Unick Forex é recordista de reclamações no Reclame Aqui

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Fique atualizado sobre as últimas tendências em Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2. Junte-se a nossa lista de mais de 20 mil assinantes.

Notícias

Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0

Destaque

Últimas Notícias
Newsletter
Análise Técnica
Opinião
Educação
Money Block
Planilhas Gratuitas

Guia CriptoFacil

Guia Cripto
Bitcoin 101
Ethereum 101
Blockchain 101
DeFi 101

Sobre Nós

Quem somos
Media Kit
Trabalhe Conosco
Política de privacidade
Contato

© 2016 - 2022 CriptoFacil. Todos os direitos reservados

O CriptoFácil preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

IMPORTANTE: Este site é mantido e atualizado pela CRIPTO VENDAS ONLINE LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 28.900.668/0001-04.