Início » Últimas Notícias » Real Digital facilitará bloqueio imediato de recursos em caso de ilegalidades, diz diretor da R3
Discussão em andamento

Real Digital facilitará bloqueio imediato de recursos em caso de ilegalidades, diz diretor da R3

Real Digital facilitará bloqueio imediato de recursos em caso de ilegalidades, diz diretor da R3
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

Na última terça-feira (26), uma audiência pública na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados reuniu três palestrantes para debater a moeda digital de banco central (CBDC, na sigla em inglês) do Brasil, o Real Digital.

Os participantes foram: Fábio Araújo, analista do Banco Central; Keiji Sakai, diretor-geral da R3 Brasil; e Eduardo Diniz, professor da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas.

Publicidade

Durante sua apresentação, Sakai afirmou que o real digital será útil para acelerar o processo de bloqueios de recursos em casos de fraudes e crimes:

“Com ela [a moeda digital], poderá haver bloqueio imediato de recursos em caso de ilegalidades”, disse o diretor da R3, empresa focada na tecnologia blockchain com atuação em vários países.

Real Digital

De acordo com Araujo, o Banco Central (BC) tem consultado representantes da sociedade sobre a criação do chamado Real Digital. 

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Conforme destacou o analista, a CBDC será uma forma de representação da moeda nacional emitida pela autoridade monetária do país.

Segundo ele, o objetivo da moeda digital é estimular o uso de novas tecnologias, como internet das coisas e novos negócios:

“Hoje as transferências eletrônicas levam segundos. Antes demoravam e eram usadas para comprar carro, não para comprar pão”, avaliou Araújo, ao citar avanços como o Pix.

Publicidade

Além disso, ele ressaltou que a criação do Real Digital deverá seguir a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) bem como as normas do Brasil e do exterior que tratam do combate à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo. Ainda, serão necessárias ações contra ataques cibernéticos antes da implementação da CBDC.

O BC já iniciou os trabalhos prevendo o lançamento do Real Digital apenas para 2024. Essa cautela foi elogiada pelo professor da FGV Eduardo Diniz:

“Poderá ser antes ou depois, é preciso ver como essa possibilidade evoluirá no mundo.”

Publicidade

Real Digital exigirá participação do Congresso

Por fim, os participantes concluíram que a adoção da moeda digital exigirá também a participação do Congresso Nacional.

Afinal, caberá ao órgão realizar alterações nas normas que tratam do BC, do sistema financeiro e do mercado de câmbio.

O debate em questão foi sugerido pelo deputado Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ), presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle. Ribeiro é ainda autor do Projeto de Lei 2303/2015 que visa regular o mercado de criptomoedas.

Publicidade

Leia também: 1inch dispara 100% e atinge máxima histórica após listagem em exchange

Leia também: Preço do Bitcoin vai passar de US$ 130 mil segundo PlanB

Leia também: Token desconhecido sobe 97% em 7 dias e entra para o Top 100 do CoinMarketCap

Publicidade
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

1 comentário em “Real Digital facilitará bloqueio imediato de recursos em caso de ilegalidades, diz diretor da R3”

  1. Pingback: Real Digital facilitará bloqueio imediato de recursos em caso de ilegalidades, diz diretor da R3 – Renda com Cripto

Deixe um comentário