A R3, consórcio de blockchain que reúne os maiores bancos do mundo, anunciou atualizações em sua blockchain, o Corda. Segundo um comunicado do consórcio, a versão atualizada foi projetada para provedores de infraestrutura do mercado financeiro global e bancos centrais. O objetivo é permitir que aplicativos operem em redes DLT empresariais abertas.
Em parceria com a Adhara, a R3 também lançou um laboratório da Fundação Hyperledger, o Harmonia. O objetivo é acelerar o desenvolvimento de protocolos de interoperabilidade para instituições financeiras regulamentadas.
A Harmonia abordará as restrições e requisitos das redes financeiras reguladas para alcançar liquidação atômica em redes de blockchain.
Isso foi informado pela HQLAX e Fnality, que demonstraram o primeiro comprovante de conceito de liquidação repo DvP (Delivery versus Payment) atômica e sem confiança entre a Corda e a Hyperledger Besu no mundo.
Interoperabilidade da R3
“Como parceiro confiável dos participantes do mercado financeiro global, estamos comprometidos em possibilitar uma economia digital aberta, confiável e duradoura. A próxima geração de Corda é o próximo passo para cumprir esta missão”, disse Todd McDonald, cofundador e diretor de estratégia da R3.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Segundo McDonald a economia global será construída sobre um ecossistema interconectado de múltiplas plataformas DLT, onde aplicativos transacionarão de forma transparente e segura entre redes – e não isolados.
“Já estamos vendo demanda por recursos aprimorados da Corda por bancos centrais que exploram CBDCs para pagamentos transfronteiriços e liquidação no atacado”, afirmou.
Richard Gendal Brown, diretor de tecnologia da R3, complementou dizendo que a necessidade de interoperabilidade entre as redes DLT é fundamental para o desenvolvimento do sistema financeiro global e digital que deve ganhar impulso ainda maior com as CBDCs.
A Corda já é implantada por centenas de instituições que operam em larga escala em mercados globais regulamentados, incluindo DTCC, Euroclear, o Banco Central dos Emirados Árabes Unidos, a SIX Digital Exchange (SDX) e a Spunta Banca DLT.