Após a incursão da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) contra Binance, Coinbase e as criptomoedas em geral, mais uma plataforma de cripto anunciou a deslistagem de ativos que a SEC rotulou como valores mobiliários.
Nesta sexta-feira (16), a Bakkt, com sede em Nova York, informou que está removendo de sua lista de ativos para negociação Solana (SOL), Polygon (MATIC) e Cardano (ADA). Como razão, a empresa citou a incerteza regulatória no país.
SOL, MATIC e ADA estão entre as maiores criptomoedas em valor de mercado. No entanto, seus preços despencaram após o regulador dos EUA classificá-las como valores mobiliários. Sob essa justificativa, a SEC acusou a Coinbase e a Binance de negociarem essa classe de ativos sem licença – entre outras acusações.
À Fortune, o conselheiro geral e secretário da empresa, Marc D’Annunzio, disse que estava tomando medidas “até que haja mais clareza sobre como oferecer de forma compatível uma lista mais extensa de moedas”.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
A Bakkt retirou a Algorand (ALGO) e a Decentraland (MANA) – também identificadas pela SEC como valores mobiliários – em abril. Isso ocorreu após o regulador abrir um processo contra a Bittrex, que encerrou suas operações. A Bakkt segue oferecendo suporte a outras oito criptomoedas incluindo, por exemplo, Bitcoin, Ether, Dogecoin, Litecoin, USDC e Shiba Inu.
Remoção de criptomoedas em massa
A Bakkt segue a Robinhood e eToro no processo de deslistagem dessas criptomoedas. Conforme noticiou o CriptoFácil, em 9 de junho a plataforma de negociação de ativos Robinhood anunciou a remoção de Cardano, Polygon e Solana. Conforme informou a corretora, a plataforma encerrará o suporte para os ativos digitais no dia 27 de junho.
Em seguida, menos de uma semana depois foi a vez da eToro remover quatro ativos de sua plataforma nos EUA: MATIC, MANA, DASH e Algorand (ALGO). De acordo com o anúncio da eToro, os referidos tokens não estarão mais disponíveis partir do dia 12 de julho.
Os preços das criptomoedas ADA, MATIC, MANA, ALGO e SOL seguem em tendência de baixa após os processos da SEC. Na última semana, ADA caiu cerca de 18%, MATIC recuou mais de 25%, MANA desvalorizou 21%, ALGO 11% e SOL 21%, de acordo com os dados do CoinGecko.