A China está muito próxima de lançar sua Moeda Digital de Banco Central (CBDC).
Isso porque as últimas notícias que saem do país confirmam que a China avançou muito no desenvolvimento de sua CBDC. E, portanto, já começou a realizar extensos testes no uso diário do próximo yuan digital.
Estudo focado em CBDC
Segundo uma reportagem local, vários grandes bancos estatais da China estão testando carteiras digitais em larga escala. Essas carteiras digitais serão onde o yuan digital, chamado de DCEP, será armazenado.
O desenvolvimento central do sistema do DCEP está sendo quase que inteiramente liderado pelo Banco Popular da China (PBoC).
Entretanto, a maioria das iniciativas relacionadas às carteiras do DCEP e outros serviços, se originou em outros bancos comerciais.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
No início desta semana, fontes de vários grandes bancos estatais disseram que estavam testando ativamente aplicativos de carteira digital em larga escala, especialmente em Shenzhen.
Esses extensos testes estão ocorrendo há semanas e fazem parte da preparação para o lançamento oficial do yuan digital.
“Nosso banco está testando o aplicativo “yuan digital” em larga escala. Por enquanto, o aplicativo não estará disponível para download público, pois exige que os usuários insiram um código de identidade ao acessá-lo”, disse um banqueiro a repórteres no início desta semana.
Bancos
Até o momento, no caso dos bancos comerciais, os testes vêm sendo feitos por funcionários das instituições.
No início de abril, o Instituto de Pesquisa de Moeda Digital do banco central disse que o yuan digital estava passando por testes-piloto fechados em Shenzhen, Suzhou, Xiong’an e Chengdu.
Quando se trata do lado prático do aplicativo de yuan digital que está sendo testado em massa, um banqueiro disse que ele estará disponível para todos os clientes em breve.
Porém, para se registrar no aplicativo, o usuário primeiro terá que abrir uma carteira digital em um dos quatro principais bancos – o Banco Industrial e Comercial da China, o Banco Agrícola da China, o Banco da China e o Banco de Construção da China.
Desta forma, essas carteiras digitais serão vinculadas às contas dos bancos. Com isso, permitindo que os usuários depositem e retirem fundos da carteira.
“Toda a interface e lógica de operação do aplicativo “yuan digital” será algo semelhante ao aplicativo China UnionPay Cloud QuickPass”, revelou uma fonte.
O aplicativo permitirá que os usuários depositem e retirem fundos e façam transferências. Além disso, será possível digitalizar vários códigos que podem ser usados para compras e pagamentos.
Um recurso inovador do aplicativo será a capacidade de transferir dinheiro para outras pessoas usando apenas seus números de telefone. No entanto, esta função de transferência ainda está sendo testada e pode não ser liberada na primeira versão.
Leia também: Instituições de Wall Street estão aumentando uso de Bitcoin, revela pesquisa
Leia também: Famosa revista jogou fora 13 Bitcoins minerados em 2013
Leia também: Bitcoin já é regulamentado pelo próprio protocolo, diz advogado