O passado do Bitcoin é um terreno fértil para as boas histórias.
Como a moeda levou anos para atingir um valor significativo, é normal que vários Bitcoins tenham sido “desperdiçados” em compras bobas, apostas, drogas e outras formas de diversão que os seus poucos entusiastas conseguiam criar, no início dos anos 2010.
No entanto, uma piada feita pela Wired Magazine está viralizando, na comunidade cripto. Isso acontece porque os jornalistas da conhecida revista americana decidiram fazer uma piada com o Bitcoin, em 2013.
Porém, o que significava uma perda de “apenas” 1.400 dólares, naquela época, se tornou um prejuízo quase milionário, em 2020.
Wired jogou 13 Bitcoins fora para fazer uma piada
O ano era 2013 e o Bitcoin valia apenas 110 Dólares, ou 242 Reais na cotação da época.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Então, os redatores da Wired decidiram minerar alguns Bitcoins num canto do seu escritório. A reportagem sobre o evento ainda está online, disponível nesse link.
No texto, eles contam sobre como tiveram que importar o equipamento de mineração, que custou cerca de 270 dólares. Além disso, o processo de instalação foi complicado. No entanto, após o equipamento começar a funcionar, não houve nenhum problema.
Para os redatores, era possível fazer dinheiro com a mineração, embora eles não tivessem interesse em continuar com o projeto.
Assim, após algumas de “experimentação”, eles decidiram acabar com o procedimento. Segundo os redatores, eles pensaram em doar os Bitcoins minerados, ou trocá-los por cerveja. Porém, não foi isso o que aconteceu.
“O Bitcoin não passa de uma abstração”
No final do texto, está localizado o seguinte excerto, que foi traduzido livremente:
No final, a resposta era óbvia. A moeda digital mais popular do mundo não passa de uma abstração. Por isso, nós estamos destruindo a chave privada usada na nossa carteira de Bitcoin. Isso deixa os nossos Bitcoins trancados para sempre, num cofre para toda a eternidade. Ou, ao menos, até que alguém quebre a encriptação do cofre.
O texto não poderia ter envelhecido de uma forma mais constrangedora. Hoje em dia, 13 BTC equivalem a 151.736 dólares, ou 805.677 Reais.
Assim, uma piada feita em 2013 poderia ter gerado um retorno financeiro excelente para a revista, caso o dinheiro não tivesse sido gasto posteriormente.
Vale ressaltar que a própria Wired escreveu um texto, em 2018, no qual se chama de “estúpida”, pelo feito. De todo modo, se espera que, caso o Bitcoin entre para a casa dos milhões, a redação do Wired não entre em um colapso psicológico!
Leia também: Confira os cinco criptoativos que mais se valorizaram durante a semana
Leia também: Bitcoin supera R$ 4,4 bilhões em interesse em aberto, seu novo recorde
Leia também: Especialista revela melhor dia e horário para fazer trade de Bitcoin