Os players institucionais estão otimistas com os preços das criptomoedas. De acordo com um estudo recente da Binance Research e da Binance VIP & Institutional, 88% dos usuários VIP e Institucionais da Binance expressaram um sentimento positivo em relação aos criptoativos para a próxima década.
Além disso, a pesquisa Perspectivas Institucionais Cripto mostrou que 63,5% dessas classes de usuários têm uma perspectiva positiva sobre as criptomoedas nos próximos 12 meses. O levantamento da Binance reúne dados gerados por mais de 200 investidores institucionais globais.
Otimismo com as criptomoedas
O levantamento da Binance com clientes institucionais também questionou sobre quais fatores poderiam impulsionar a adoção das criptomoedas. Os entrevistados citaram casos de uso práticos (26,9%) e melhorias na clareza regulatória (25,3%) como principais fatores. Enquanto isso, apenas 3,4% responderam preços mais altos.
Conforme destacou a Binance, isso pode indicar que a participação institucional está adotando um horizonte de longo-prazo. Portanto, estão sendo menos reativos em relação a ciclos de mercado de curto prazo.
“A adoção cripto seguiu um caminho inverso ao de outras classes de ativos, começando pelo varejo e crescendo para os investidores institucionais. Instituições perceberam que ao adotarem cripto elas ganham vantagem competitiva e atraem novos clientes, principalmente os mais jovens”, explicou Guilherme Nazar, diretor-geral da Binance no Brasil.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
A pesquisa global envolveu 208 usuários VIP e Institucionais da Binance, foi realizada entre 31 de março e 15 de maio de 2023. O estudo explorou os dados demográficos dos entrevistados, bem como suas atitudes, preferências, adoção e motivações em relação a investimentos em criptomoedas.
Alocação institucional
Com relação à alocação de recursos em criptomoedas, a pesquisa mostrou que a maioria dos investidores (47,1%) manteve sua alocação em criptomoedas no último, apesar os eventos de crise que marcaram o mercado, como o colapso da FTX, por exemplo.
Outros 35,6% disseram ter aumentado sua alocação e 17,3% disseram ter reduzido a participação em criptomoedas.
Para o futuro, 50% disseram que pretendem aumentar sua alocação nos próximos 12 meses. Outros 45,7% responderam que pretendem manter o investimento atual e 4,3% dos investidores indicaram que esperam reduzir sua exposição às criptomoedas.
Motivação para investir
Quando questionados sobre as principais motivações para investir em criptomoedas, 42,8% dos investidores indicaram que o potencial de grandes retornos financeiros é o argumento mais convincente. Em seguida, 37,5% dos investidores acreditam em obter exposição de longo prazo a uma tecnologia emergente como a motivação principal.
Por fim, a pesquisa mostrou que as exchanges centralizadas continuam sendo os meios mais populares para negociações institucionais (90,5%) e atividades de custódia (58,2%). Como razões por trás da escolha dessas plataformas, os clientes mencionaram liquidez (28,0%), segurança (26,0%) e reputação (22,5%).
“As instituições geralmente adotam um horizonte de longo prazo quando entram em um novo mercado, e nossa pesquisa indica que o mesmo ocorre para os criptoativos”, disse Catherine Chen, Chefe da Binance VIP e Institucional. “Essas informações estão alinhadas com a taxa saudável de crescimento de contas institucionais na Binance, que aumentou 89% desde o auge do mercado de alta no quarto trimestre de 2021.”