Criptomoedas são a nova onda do momento e todos estão com as atenções voltadas para elas, mas é necessário que se tomem alguns cuidados antes de investir.
Desde uma alta oscilação até uma grande quantidade de golpes, muitos são os riscos diretos e indiretos inerentes às criptomoedas. Logo, quem pretende se inserir neste mercado precisa tomar cuidado, além de acompanhar de perto as notícias.
Entre os principais riscos está a volatilidade do mercado, marcada principalmente pelos altos e baixos vivenciados pelas criptomoedas desde suas criações. Para se ter uma ideia, a baixa registrada em 2018 foi de mais de 80% comparando à sua maior alta de todos os tempos (em US$20 mil), com o Bitcoin passando a valer pouco mais de US$3 mil. Para investidores que não têm sangue frio ou paciência, isso pode acabar trazendo uma grande instabilidade emocional.
Altcoins e manipulação de mercado
A alta gama de criptomoedas existentes, as chamadas altcoins, também prejudica o mercado. Isso porque em um mercado totalmente novo, é difícil mensurar quais criptomoedas possuem real potencial de crescimento. Apesar de não existir nenhum dado conclusivo, há quem acredite na manipulação do mercado de criptomoedas. A versão mais difundida é de que existe um pequeno grupo com informações privilegiadas.
Regulamentações
Outro fator que gera empecilho são as regulamentações governamentais, visto que ainda não existem políticas fiscais totalmente definidas para as criptomoedas. Desse modo, a qualquer momento uma nova alteração pode surgir e prejudicar o mercado.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Fraudes no mercado
Devido ao fato do Bitcoin ser de fácil acesso e não ter regulação definida, muitos se aproveitam e executam fraudes e esquemas ponzi utilizando da fama das criptomoedas. O ideal é que o investidor estude bastante sobre o assunto e saiba como se proteger de fraudes.
Leia também: Saiba como se proteger de fraudes e golpes envolvendo criptomoedas