A Price Waterhouse Coopers (PWC), integrante do “Big Four”, grupo que reúne as quatro principais empresas de auditoria do mundo, é também uma das empresas que mais vem trabalhando com criptomoedas e blockchain. Recentement, ela lançou um novo programa de “habilidades digitais” que visa melhorar a experiência de seus funcionários em relação a novas tecnologias, incluindo a blockchain.
Aliado a este desenvolvimento, no ultimo dia 14 de setembro, a empresa anunciou o primeiro serviço mundial de auditoria baseado em blockchain, que pretende fornecer uma solução na qual a validação das informações ocorre de forma independente. O serviço permitirá que os próprios usuários dentro de uma empresa visualizem, testem e monitorem transações na blockchain quase que em tempo real. Um de seus maiores clientes é uma bolsa de valores que precisa verificar e validar o seu processo de pagamento baseado em tecnologia blockchain. Outro cliente, um fornecedor de carteiras digitais, está utilizando o produto para verificar o processamento de suas transações.
De acordo com o Wall Street Journal, a PwC enxerga um enorme potencial no uso da blockchain em serviços financeiros, podendo desenvolver recursos estratégicos e de implementação necessários para auxiliar diferentes instituições a usufruírem dessa tecnologia transformadora. Apoiando a adoção da tecnologia blockchain, a PwC acredita que, ao prover esse serviço, estará contribuido para adoção no mainstream e tornar cada vez maior o relacionamento do público com a cadeia de blocos.
No entanto, a empresa reconhece os obstáculos para a adoção dessa tecnologia. Isso inclui preocupações relacionadas ao compliance de empresas e organizações, assim como preocupações sobre gerenciamento de riscos e controles corporativos. Vicki Huff, líder de inovação global da PwC, afirmou que muitos times de compliance ainda não sabem o que fazer ou como se posicionar em relação à tecnologia e, segundo ele, este foi o principal motivo que impulsionou a PwC a desenvolver esta solução, na qual a tecnologia irá assumir parte da função do próprio auditor.
A PwC não revelou quem são os clientes que já estão utilizado a solução e nem os resultados obtidos.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora