A província chinesa de Yunnan, uma das principais áreas de mineração de Bitcoin do mundo, mandou fechar 64 fazendas de mineração.
Yunnan é vizinha de Sichuan, considerada a “meca” da mineração mundial de BTC. Segundo alguns mineradores locais, a carga de energia de Yunnan é cerca da metade da de Sichuan.
O governo local do Dehong Dai e da Prefeitura Autônoma de Jingpo, no oeste de Yunnan, convocou uma reunião sobre o assunto e determinou a suspensão das atividades destas empresas.
Isso porque, de acordo com fontes locais, 57 fazendas de mineração teriam sido construídas sem a aprovação do governo local. Outros sete projetos, atualmente em construção, também estariam irregulares.
Fechamento não é perseguição
Contudo, segundo levantamento feito pelo CriptoFácil, o fechamento das fazendas é um problema local e não uma proibição ao setor na China.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
A reunião entre os governos locais também destacou o importante papel das atividades de mineração de Bitcoin em ajudar a consumir a hidreletricidade excedente na região. Porém, apontou os riscos de segurança de puxar os fios diretamente das usinas hidrelétricas, bem como os problemas de sonegação fiscal severos que buscam disfarçar a atividade de mineração como projetos de big data.
Inclusive a província de Debong anunciou na reunião que deverá incentivar a mineração de Bitcoin em seu território para transformar sua economia menos desenvolvida. Antes disso, algumas cidades de Sichuan já haviam incentivado a mineração de Bitcoin para ajudar a consumir energia hidrelétrica excessiva durante a estação chuvosa.
Explosão de Hidroelétrica
Na sexta-feira, 29 de maio, uma explosão em uma estação hidrelétrica em Yunnan matou seis pessoas e feriu outras cinco. A causa da explosão ainda é desconhecida no momento, mas um esforço em toda a província em inspeção de segurança foi desencadeado.
Embora não esteja relacionado às fazendas de mineração de Bitcoin, o acidente pode levar a uma inspeção mais séria e mais restrições aos mineradores locais.
Especialistas do setor disseram ao 8btc que algumas fazendas de mineração em Dehong estão buscando uma saída vendendo suas instalações por causa dos problemas recentes.
Enquanto mineiros veteranos disseram que a “repressão” não acabará com a mineração de Bitcoin na região, como alguns se preocupam, mas aumentará os custos das operações.
Leia também: China inclui Bitcoin em nova lei que protege direitos de herança
Leia também: Legalização de Bitcoin avança na China com incentivo à construção de exchanges
Leia também: Mineradores afirmam em conferência na China que não vão desligar máquinas