Ir para o conteúdo
Últimas
Mercado
Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0
Planilhas Gratuitas
Newsletters
Logo CriptoFácil
Pesquisar
Fechar
Mercado
Ethereum
DeFi
NFT
Web3
Inscreva-se
Mercado
NFT
Inscreva-se
AO VIVO
Jogue e Ganhe – Oportunidades no mercado de criptomoeda
Clique aqui

Urgente!

Prova de Reservas da Binance é removida do site da empresa auditora

  • Por Lorena Amaro
  • - 16/12/2022
  • às 10:33
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Prova de Reservas da Binance é removida do site da empresa auditora
Foto: Depositphotos

O processo de auditoria de reservas das exchanges de criptomoedas vai ter que esperar. Isso porque a empresa de contabilidade Mazars, que inclusive auditou as reservas da Binance, anunciou que interrompeu sua parceria com exchanges. Com isso, a companhia não vai mais emitir relatórios de prova de reservas (PoR, na sigla em inglês) para empresas como Binance, KuCoin e Crypto.com.

“A Mazars indicou que pausará temporariamente o seu trabalho com todos os seus clientes cripto globalmente, que incluem Crypto.com, KuCoin e Binance. Infelizmente, isso significa que não poderemos trabalhar com a Mazars no momento”, disse um porta-voz da Binance em uma nota enviada à Bloomberg News nesta sexta-feira (16).

Além de encerrar a parceria, a Mazars removeu de seu site a sessão “Mazars Veritas”, que apresentava as auditorias das exchanges. Por conta disso, o relatório de Prova de Reservas (PoR) da Binance foi excluído. No momento, a página encontra-se fora do ar.

E a Mazars não foi a única empresa de contabilidade a encerrar seu acordo com empresas de criptomoedas. Na última quinta-feira (15), a Armanino também anunciou que não vai mais auditar as reservas das exchanges.

Nenhuma das duas empresas informou os motivos por trás dessas decisões. No entanto, é possível que a pressão sobre as corretoras de cripto após o colapso da FTX tenha afastado tanto a Mazars quanto a Armanino.

  • Leia também: CZ acredita que você é incapaz de cuidar de seus próprios Bitcoins

Auditoria de reservas das exchanges

A Mazars estava trabalhando com exchanges para publicar relatórios de comprovação de reservas desde o colapso do FTX no mês passado. Esses documentos mostram as participações em ativos digitais das plataformas como um meio de provar se suas reservas são garantidas ou não.

No início deste mês, conforme noticiou o CriptoFácil, a Mazars publicou um relatório sobre as reservas de Bitcoin (BTC) da Binance. Na ocasião, a auditoria concluiu que as reservas de BTC da corretora eram totalmente garantidas. Isso quer dizer que a exchange mantém Bitcoins suficientes para cobrir o saldo de todos os seus usuários.

Para chegar ao resultado, a Mazars analisou prova de reservas, bem como a prova de responsabilidades da Binance. Diante disso, a empresa estimou que as reservas de Bitcoin da exchange tem garantia de 101%. No entanto, como dito acima, a página com o relatório da Binance não funciona mais.

Com a empresa fora do jogo, a Binance disse que se concentrará em outras medidas de transparência como a prova de reservas Merkle Tree, por exemplo. Trata-se de uma estrutura de dados que pode ser usada para verificar dados on-chain.

“Entramos em contato com várias grandes empresas, incluindo as Big Four, que atualmente não estão dispostas a conduzir um PoR para uma empresa privada de criptomoedas e ainda estamos procurando uma empresa que o faça”, disse o porta-voz da Binance.

  • Leia também: SEC indicia 8 influenciadores por manipulação milionária do mercado de ações

Relatório da Kucoin também ‘desaparece’

A Mazars também emitiu um relatório de reservas para a Kucoin, que firmou acordo com a empresa no início de dezembro. No relatório, o auditor afirmou que as reservas de BTC, ETH, USDT e USDC da Kucoin estavam todas sobrecolateralizadas. Ou seja, a empresa tem ativos para cobrir os fundos dos seus clientes. No entanto, este relatório também não está mais disponível.

Embora as exchanges afirmem que esses relatórios ajudam a melhorar a transparência, os críticos dizem que não é suficiente. Isso porque os documentos não fornecem detalhes sobre as responsabilidades de uma plataforma.

  • Leia também: Bitcoin é negociado a R$ 90 mil e Bitcoin SV sobe. Ethereum, BNB, Cardano, Polkadot e tokens de jogos registram queda

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Fique atualizado sobre as últimas tendências em Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2. Junte-se a nossa lista de mais de 20 mil assinantes.

Notícias

Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0

Destaque

Últimas Notícias
Newsletter
Análise Técnica
Opinião
Educação
Money Block
Planilhas Gratuitas

Guia CriptoFacil

Guia Cripto
Bitcoin 101
Ethereum 101
Blockchain 101
DeFi 101

Sobre Nós

Quem somos
Media Kit
Trabalhe Conosco
Política de privacidade
Contato

© 2016 - 2022 CriptoFacil. Todos os direitos reservados

O CriptoFácil preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

IMPORTANTE: Este site é mantido e atualizado pela CRIPTO VENDAS ONLINE LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 28.900.668/0001-04.