A empresa global de auditoria Mazars publicou nesta quarta-feira (07) um relatório sobre as reservas de Bitcoin (BTC) da exchange de criptomoedas Binance. A auditoria concluiu que as reservas de BTC da corretora são totalmente garantidas. Isso quer dizer que a exchange mantem Bitcoins suficientes para cobrir o saldo de todos os seus usuários.
O termo “garantido” aplica-se, segundo a empresa, quando os ativos em escopo da Binance forem iguais ou maiores que o passivo líquido dos ativos em escopo. Os ativos em escopo incluem contas à vista, opções, margem, futuros, financiamento, empréstimos e ganhos dos clientes, etc.
Para chegar ao resultado, a Mazars analisou prova de reservas (PoR, na sigla em inglês), bem como a prova de responsabilidades da Binance. Diante disso, a empresa estimou que as reservas de Bitcoin da exchange são 101% garantidas.
“A Binance passou por uma verificação de Prova de Reservas e Prova de Responsabilidades em 22 de novembro de 2022 23:59:59 UTC, quando obteve-se um snapshot de suas reservas totais e passivos para determinar a taxa de garantia total de suas participações em ativos Bitcoin”, disse a empresa. “No momento da avaliação, a Mazars observou que os ativos dentro do escopo controlados pela Binance excediam 100% de suas responsabilidades totais da plataforma.”
Os usuários da Binance também podem verificar de forma independente se seus ativos fizeram parte do processo de auditoria.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
- Leia também: Amber Group nega acusações de insolvência
Reservas de Bitcoin da Binance
Os resultados da Mazars corroboram os que a Binance divulgou no final do mês de novembro. Na ocasião, conforme noticiou o CriptoFácil, a exchange forneceu um snapshot também do dia de 22 de novembro de 2022. O registro mostrou os saldos das contas e das reservas da exchange.
De acordo com a empresa, havia, naquela data, 582.485 Bitcoins em suas reservas. Enquanto isso, os seus usuários tinham um saldo líquido de 575.742 Bitcoins – dando uma margem de 6.743 Bitcoins. A taxa de reserva, portanto, seria de 101%.
Na época, a exchange também informou que contrataria auditores terceirizados para verificar o sistema de prova de reservas. Além disso, disse que vai implementar a tecnologia de prova de conhecimento zero para fornecer prova cripto de suas reivindicações – enquanto protege a privacidade do usuário.
A inciativa da Binance de promover mais transparência para seus usuários sobre suas reservas – seguida por outras exchanges – ocorre após o colapso da rival FTX. Vale destacar que, por enquanto, a auditoria só certificou as reservas de Bitcoin da Binance. Ou seja, as reservas de outras criptomoedas ainda não passaram por verificação.