A liberação de uma prévia do UTreeXO, uma tecnologia proposta para escalar o Bitcoin, foi anunciada nessa quarta-feira, dia 22 de julho. A proposta visa diminuir os requisitos de armazenamento de saídas não gastas (UTXO).
Assim, Thaddeus Dryja, coeditor do white paper da rede Bitcoin Lightning e criador da proposta, anunciou o lançamento do UTreeXO através de uma publicação no Medium.
UTreeXO
Dryja resume a proposta do UTreeXO como uma tecnologia para dimensionar o Bitcoin. Segundo ele, tecnologia “pode tornar os nós do Bitcoin menores e mais rápidos, mantendo a mesma segurança e privacidade dos nós completos”.
Em seu texto, o também pesquisador do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) explicou a proposta:
“O software atual é uma demonstração da tecnologia e uma prova de conceito de que uma carteira pode trabalhar”, disse.
No entanto, ele acrescentou que, apesar do lançamento, no momento não há carteira nem é possível fazer transações no Bitcoin com o UTreeXO.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Testnet
O criador do UTreeXO, Thaddeus Dryja, destacou que o software em questão também funciona em testnet, a rede de teste do Bitcoin. Por outro lado, ele observou que seu uso por dinheiro real não é recomendado.
“Ainda existem muitos bugs e ineficiências conhecidas no código, mas estamos melhorando rapidamente”, ressaltou.
Calvin Kim, um dos principais desenvolvedores do projeto, explicou os principais benefícios que essa tecnologia traz. Portanto, de acordo com o texto, a proposta apresenta “um novo modo de nó completo em alguns kilobytes que sincroniza tão rápido quanto um SSD em um disco rígido”.
Segundo Kim, a tecnologia fortalece a segurança, tornando o mecanismo de consenso independente da implementação do banco de dados.
Por fim, Kim ressalta que, para que essa tecnologia chegue ao Bitcoin, não é necessário um fork
Além disso, a diminuição do requisito de armazenamento dos UTXOs pode facilitar a instalação de nós completos em thin clients, como equipamentos móveis.
UTXOs representam Bitcoins não gastos (ou suas frações) associados a um endereço. Portanto, eles são os que registram o saldo disponível nos endereços Bitcoin.
Leia também: Hashdex terá Bitcoins custodiados em parceria com a Fidelity
Leia também: Bitcoin pode se beneficiar da valorização do ouro, afirma analista
Leia também: ESPN integra BTC como pagamento em sua plataforma de jogos online