O mais recente elogio feito à tecnologia blockchain partiu de ninguém menos que um dos principais membros da realeza do Reino Unido: o príncipe Charles.
Um dos membros mais proeminentes da família real do Reino Unido, o príncipe teceu um breve comentário sobre a tecnologia dos criptoativos durante uma visita feita à Alemanha.
Curto, mas promissor
De acordo com a Cointelegraph, o príncipe Charles interagiu com espectadores que estavam do lado de fora do Portão de Brandenburgo, em Berlim. Num determinado momento, um membro de uma comunidade local de criptoativos abordou o príncipe.
“O que você acha dos Bitcoin? Blockchain, Bitcoin, criptoativos?”, perguntou o homem a Charles. Num primeiro momento, o príncipe pareceu confuso. Em seguida, afirmou ter se lembrado que estava ciente da tecnologia e deu a seguinte resposta:
“Blockchain … tecnologia muito interessante.”
Apesar do curto comentário, o fato é que até mesmo um membro da família real britânica já conhece a tecnologia. E o fato de ele ter elogiado especificamente a blockchain dá a entender que ele possui um entendimento sobre o assunto, ainda que básico.
Ex-marido da princesa Diana e pai dos príncipes William e Harry, Charles é o filho mais velho da rainha Elizabeth II e o sucessor direto do trono de um país que, em meio ao caos do Brexit, tornou-se um dos mais interessados em criptoativos e blockchain de toda Europa.
Embora o governo do Reino Unido tenha adotado uma postura conservadora em relação aos criptoativos (que foi interpretada como negativa), a realeza até agora permaneceu mais discreta sobre o fenômeno, talvez em respeito ao entendimento tácito de que a casa real não se envolve em assuntos políticos.
Da realeza aos plebeus
Outras figuras de alto nível do establishment britânico já se manifestam sobre o tema. Sir Geoffrey Vos, chanceler da Alta Corte e um dos advogados mais conhecidos do país, fez um discurso na semana passada, no qual ele sugeriu que a futura dominância dos contratos inteligentes e de criptoativos era “inevitável”.
“Até agora, a incerteza jurídica que permeia o uso das chamadas criptomoedas e criptoativos em transações financeiras significou que a linha de partida dessa inovação ainda não foi cruzada”, afirmou Vos, que encerrou sua fala com um profético tom de certeza:
“Essa linha, porém, será cruzada em algum momento em breve. Tenho certeza.”
Leia também: Brexit pode ter impacto positivo sobre Bitcoin e criptoativos