Ir para o conteúdo
Últimas
Mercado
Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0
Planilhas Gratuitas
Newsletters
Logo CriptoFácil
Pesquisar
Fechar
Mercado
Ethereum
DeFi
NFT
Web3
Inscreva-se
Mercado
NFT
Inscreva-se
AO VIVO
Jogue e Ganhe – Oportunidades no mercado de criptomoeda
Clique aqui

Brasil

Previsão de déficit piora e Brasil só deve ter contas positivas em 2033

  • Por Luciano Rocha
  • - 17/06/2020
  • às 11:18
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Previsão de déficit piora e Brasil só deve ter contas positivas em 2033

Auxílio emergencial, pacotes de socorro a empresas e estados. Essas foram algumas das medidas tomadas pelo governo federal para mitigar os efeitos da pandemia de Covid-19. E embora sejam vistas como necessárias, elas podem trazer um enorme problema futuro.

Na segunda-feira, 15 de junho, um relatório foi divulgado pela Instituição Fiscal Independente (IFI), órgão ligado ao Senado Federal. Segundo o documento, as contas do setor público consolidado (União, estados, municípios e empresas estatais) deverão registrar um rombo recorde de R$ 912,4 bilhões neste ano.

Com isso, a dívida pública federal tende a saltar. Ela estava em 75,8% do Produto Interno Bruto (PIB) no fim do ano passado. Com os novos gastos, poderá chegar a 96,1% do PIB no fechamento deste ano. E atingir os 100% em menos de dois anos.

“O nível de 100% do PIB seria ultrapassado já em 2022”, acrescenta a IFI, no relatório.

Déficit pode gerar “nova década perdida”

Como resultado da gastança desenfreada, o país pode experimentar mais uma “década perdida”. Isso porque o IFI estimou que o Brasil pode ter déficits até 2030, e as contas voltariam a ficar no azul apenas em 2033.

E para completar, também há um “risco alto” de que o teto de gastos seja descumprido já em 2021. O mecanismo, aprovado em 2016, impõe limites à capacidade de endividamento do governo. O teto é visto como uma importante ferramenta para manter a disciplina fiscal.

Porém, os bloqueios de despesas necessários para atender ao novo regime fiscal poderiam prejudicar o funcionamento da máquina pública, ou seja, a prestação de serviços para a população.

Caso não haja um esforço para conter a alta da dívida pública a partir de 2021, o IFI avaliou que a “frágil recuperação” esperada para o ano que vem poderá ser “prejudicada pela necessidade de conter o aumento da percepção de risco e da alta do dólar”.

Impactos do descontrole fiscal

A deterioração das contas públicas brasileiras afetam a economia como um todo. O governo precisará tomar mais dívida para equilibrar as contas. Consequentemente, sobra menos dinheiro para o setor privado, que ficará sem crédito ou terá que pagar juros muito altos.

Outro impacto disso pode ser sentido na taxa de juros. Com mais dívidas, o governo pode encontrar dificuldades para conseguir manter os juros baixos – a Selic está em 3% ao ano atualmente. Visto que o Brasil não possui grau de investimento, isso limita a capacidade de captação de recursos no exterior.

Em meio a esse cenário, resta a nós brasileiros ficarmos alertas e termos uma proteção para nossos investimentos. Algo que, preferencialmente, esteja atrelado a uma moeda forte, como o dólar. E nesse quesito, o Bitcoin desponta como uma alternativa interessante.

Leia também: Brasil será primeiro país a receber função de envio de dinheiro do WhatsApp

Leia também: Banco Central oficializa sistema de pagamentos instantâneos e marca o fim de TED e DOC

Leia também: Banco brasileiro é o primeiro cliente bancário da solução em nuvem da Ripple

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Fique atualizado sobre as últimas tendências em Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2. Junte-se a nossa lista de mais de 20 mil assinantes.

Notícias

Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0

Destaque

Últimas Notícias
Newsletter
Análise Técnica
Opinião
Educação
Money Block
Planilhas Gratuitas

Guia CriptoFacil

Guia Cripto
Bitcoin 101
Ethereum 101
Blockchain 101
DeFi 101

Sobre Nós

Quem somos
Media Kit
Trabalhe Conosco
Política de privacidade
Contato

© 2016 - 2022 CriptoFacil. Todos os direitos reservados

O CriptoFácil preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

IMPORTANTE: Este site é mantido e atualizado pela CRIPTO VENDAS ONLINE LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 28.900.668/0001-04.