O WhatsApp anunciou nesta segunda-feira, 15 de junho, a liberação de seu recurso para envio e recebimento de dinheiro via aplicativo. E o Brasil foi escolhido o primeiro país a receber a novidade.
“Temos o grande prazer de anunciar que, a partir de hoje, os usuários no Brasil poderão utilizar o recurso de pagamentos no WhatsApp para enviar dinheiro com segurança e fazer pagamentos no comércio local diretamente em suas conversas no WhatsApp”, afirmou a empresa.
O serviço de mensagens citou que no Brasil, 10 milhões de micro e pequenas empresas já utilizam a ferramenta para seus negócios. O novo recurso tem como objetivo facilitar pagamentos entre empresas e clientes.
“Com o recurso de pagamentos no WhatsApp, além de ver os produtos no catálogo, os clientes também poderão fazer o pagamento do produto escolhido sem sair do WhatsApp.”
Os pagamentos acontecem dentro do Facebook Pay. O WhatsApp afirma que o recurso tem esse nome para que, no futuro, os mesmos dados de cartão possam ser utilizados em toda a família de aplicativos da empresa. Nesse sentido, o próprio Facebook e o Instagram podem vir a receber a função.
Como utilizar?
Para que usuários possam enviar e receber dinheiro pelo WhatsApp será preciso cadastrar um cartão na função Facebook Pay. Feito isso, basta seguir os passos abaixo:
- Haverá uma função, no mesmo menu do envio de imagens, chamada “Pagamento”;
- Quando o usuário clicar nela, o aplicativo vai pedir um valor e redirecionar para a criação de uma conta;
- Será preciso aceitar os termos de uso da plataforma e criar uma senha número de 6 dígitos;
- Depois, o usuário vai precisar incluir nome, CPF e um cartão emitido por um dos bancos participantes;
- Será preciso verificar o cartão junto ao banco, recebendo um código por SMS, e-mail ou aplicativo do banco.
De acordo com o WhatsApp, será preciso incluir a senha ou a biometria do celular toda vez que o usuário for enviar dinheiro. Assim como as conversas, as informações de cartão também são encriptadas.
Quem poderá utilizar
De acordo com o WhatsApp, será possível usar cartões de débito, ou que têm função de débito e de crédito, das bandeiras Visa e Mastercard. Inicialmente, apenas os clientes de Nubank, Sicredi e Banco do Brasil terão acesso à função.
A transferência vai ser intermediada pela Cielo e será sem taxas para os usuários. No entanto, o WhatsApp destacou que o modelo é aberto e está disponível para receber outros parceiros no futuro.
“As transações só podem ser feitas em real e dentro do Brasil. Há um limite de R$ 1.000,00 por transação e R$ 5.000,00 por mês. Será possível fazer até 20 transações por dia”, explicou a empresa.
Em relação ao WhatsApp Business, será preciso ter uma conta na Cielo. O empresário poderá solicitar e receber pagamentos ilimitados, tanto de crédito quanto de débito, além de oferecer reembolsos e ter suporte técnico. Os comerciantes, diferentemente dos usuários, pagam uma taxa fixa de 3,99% por transação.
Leia também: Saque emergencial do FGTS: confira dicas para utilizar o dinheiro
Leia também: Máquinas de refrigerante Coca-Cola aceitam pagamento em Bitcoin
Leia também: Brasil e Venezuela ajudam a Dash a registrar aumento de 104% nos pagamentos comerciais