De acordo com uma matéria publicada na última quinta-feira, 03 de agosto, no Jornal Valor, Dan Schulman, presidente do PayPal, disse que a Libra do Facebook será lançada em 2020 e que o PayPal está confirmado no projeto.
A declaração veio após o CEO da Visa afirmar que nenhuma empresa está 100% fechada com o projeto do Facebook. Schulman ainda disse que a Libra pode ser uma opção estável e para inclusão de cada vez mais pessoas no sistema financeiro, destacando que há mais de 2 bilhões de pessoas vivendo fora do sistema financeiro.
“Nossa obrigação com os reguladores ao redor do mundo é de estar adequado com todas as regulações. Gastei centenas de milhões de dólares desde que cheguei ao PayPal com compliance e gerenciamento de risco (…) Quando eles nos abordaram sobre a Libra, estava claro para mim que a ideia de potencialmente usar blockchain abre uma avenida para reforçar nossa missão de servir os não bancarizados.”
O presidente do PayPal ainda apontou que, no ano passado, os norte-americanos gastaram US$140 bilhões em taxas e juros desnecessários. No caso das remessas internacionais, o custo médio associado à esse tipo transação está entre 8% e 9%, mas em carteiras digitais, as taxas caem para algo entre 3% e 4% – e ainda há espaço para melhorar esse custo.
“Acredito que a tecnologia pode reduzir custos dramaticamente. Se cortamos de 10% a 20%, podemos retornar bilhões de dólares para quem precisa.”
Além disso, o diretor-geral do PayPal no Brasil e no México Federico Schaumacher destacou que a Libra é uma tentativa de tornar as criptomoedas mais um meio de pagamento do que um investimento.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
“Temos visto outras criptomoedas, com muita tecnologia, mas que têm sido usadas para investimento, em vez de uma moeda em si.”
Leia também: CEO da Visa afirma que nenhuma empresa está 100% fechada com o Facebook no projeto Libra