Com tantas pessoas concentradas no preço do Bitcoin a curto prazo, é comum que o foco de um quadro mais amplo seja deixado de lado. Ao longo dos anos, ocorreram inúmeras altas e baixas no preço da moeda digital mais importante do mercado. Essa situação não mudará tão cedo, por razões bastante óbvias. Zhao Changpeng, CEO da Binance, corretora de criptomoedas baseada em Malta, deu um alerta lembrando os usuários sobre como essa volatilidade não é muito preocupante.
Mais especificamente, Changpeng confirma que não há uma tabela de preços “plana” para o Bitcoin. Mais uma vez, isto é normal, pois todos os mercados financeiros estão sujeitos à volatilidade à sua maneira. O Bitcoin não é exceção, mesmo que as coisas tenham permanecido constantes até maio de 2011. Desde então, tem existido altos e baixos praticamente a cada duas semanas, o que é parte do que torna o mercado tão atraente.
Existem padrões específicos que ocorrem no mundo do Bitcoin todos os anos. Isso é especialmente verdadeiro quando trata-se de uma pressão de baixa no preço prolongada. O ano de 2017 não foi exatamente diferente neste sentido. Mesmo assim, isso resultou em um novo recorde de quase US$20 mil, quando tudo foi dito e feito. A história se repete no mundo Bitcoin com bastante regularidade, assim, um novo recorde de todos os tempos pode ser alcançado neste ano também.
É difícil prever o que o futuro reserva para o Bitcoin. Alguns especialistas prevêem que haverá outro empurrão para US$15 mil antes do final de 2018. Essa é, certamente, uma possibilidade realista, embora seja evidente que as coisas serão difíceis por algum tempo. Mesmo assim, o preço do Bitcoin tem lutado por nove anos, e as coisas não vão mudar da noite para o dia a esse respeito.
A julgar pela evidência histórica, o Bitcoin ficará bem a longo prazo. O momento de baixa não é novidade e há muitas coisas que devem ser positivas. A introdução de dinheiro institucional irá, sem dúvida, agitar as coisas ao longo dos anos. Além disso, existem soluções de dimensionamento no horizonte para o Bitcoin. Isso por si só também trará algumas mudanças positivas nos próximos anos.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Para aqueles que buscam lucros a curto prazo, as coisas não parecem positivas. Não é totalmente problemático, já que o Bitcoin sempre foi de longo prazo. Os veteranos da indústria têm estado envolvidos com a criptomoeda líder mundial há muitos anos. Um revés temporário não é motivo para se assustar nem um pouco. Os recém-chegados aprenderão esta lição de uma forma ou de outra.