Ir para o conteúdo
Carteira BG
Newsletter
Últimas
Mercado
Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0
Planilhas Gratuitas
Logo CriptoFácil
Mercado
Ethereum
DeFi
NFT
Web3
Carteira BG
Mercado
Ethereum
Carteira BG
AO VIVO
Jogue e Ganhe – Oportunidades no mercado de criptomoeda
Clique aqui

América Latina

Presidente da Argentina considera criptomoedas para combater inflação

  • Por Luciano Rocha
  • - 13/08/2021
  • às 13:00
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Presidente da Argentina considera criptomoedas para combater inflação
Foto: Divulgação
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

A Argentina pode utilizar-se das criptomoedas para combater a alta inflação que assola o país. Tal afirmação foi dita pelo presidente do país, Alberto Fernández, durante entrevista ao programa local Caja Negra na quarta-feira (11).

Embora não tenha estabelecido nenhuma ação concreta, Fernández defendeu que haja um debate a respeito do assunto. Segundo o mandatário, as criptomoedas já viraram uma tendência mundial, e a Argentina não pode ficar de fora.

Publicidade

“Você tem que se acostumar, aproveitar o bem e regulá-lo de alguma forma, porque pode levar a abusos. A vantagem é que o efeito inflacionário seria contido e até anulado de alguma forma. Afinal, elas (criptomoedas) são moedas fortes”, acrescentou.

Segundo o Instituto Nacional de Estadística y Censos (INDEC), a inflação oficial do país subiu de 50,2% em junho para 51,8% em julho. Em 2021, o índice médio de inflação foi de 45,55%, o segundo maior da América Latina.

Banco Central e presidente em sintonia

Curiosamente, a declaração de Fernández coincidiu com a fala de Miguel Pesce, presidente do Banco Central argentino. Um dia antes, em 10 de agosto, Pesce afirmou que o banco estuda a integração entre o Bitcoin (BTC) e os sistemas de pagamento vigentes no país.

Publicidade

Ao mesmo tempo, Pesce alertou que nenhuma criptomoeda é um ativo financeiro e, portanto, ainda não são regulados pela lei argentina. Adicionalmente, não há uma cotação oficial no preço, o que, segundo Pesce, pode confundir pessoas com menos conhecimento.

Fernández também utilizou o argumento da falta de regulamentação e, por sua vez, citou o risco de golpes com criptomoedas. Porém, o presidente reconheceu que este assunto merece ser estudado e as criptomoedas não podem ser demonizadas.

“Também é verdade que a insegurança é gerada porque houve alguns golpes com o seu uso. A discussão sobre o funcionamento dos criptomones é global e devo confessar que é um tema de cuidado, no meu caso, porque não conheço. Mas talvez seja uma boa alternativa”, disse.

Publicidade

Avanços da Argentina em criptomoedas

Apesar da manifestação de Fernández ser pouco comum, o uso de criptomoedas na Argentina tem avançado em outras esferas. Recentemente, um deputado propôs uma lei para que criptomoedas possam ser usadas no pagamento de salários no país.

O país vizinho frequentemente registra os maiores volumes de negociação de BTC na América Latina. A Argentina costuma superar até o Brasil nesse quesito. Em outras palavras, as criptomoedas são vistas pelos hermanos como uma reserva de valor tão confiável quanto o tradicionalmente utilizado dólar.

Em 2019, o bilionário e entusiasta de criptomoedas Tim Draper sugeriu ao então presidente Maurício Macri que adotasse o BTC como moeda oficial do país. A sugestão foi ignorada e a Argentina perdeu a dianteira para El Salvador. No entanto, o país segue como um dos líderes em adoção na América Latina e pode fazer história como a primeira economia do G20 a utilizar oficialmente uma criptomoeda.

Publicidade

Leia também: Dono de suposta pirâmide é preso após causar prejuízo de R$ 60 milhões

Leia também: Minerar Ethereum foi mais lucrativo que minerar Bitcoin no último trimestre

Leia também: ABCB cita oferta de Bitcoin do Itaú em inquérito sobre concorrência desleal

Publicidade
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Fique atualizado sobre as últimas tendências em Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2. Junte-se a nossa lista de mais de 20 mil assinantes.

Notícias

Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0

Destaque

Últimas Notícias
Newsletter
Análise Técnica
Opinião
Educação
Money Block
Planilhas Gratuitas

Guia CriptoFacil

Guia Cripto
Bitcoin 101
Ethereum 101
Blockchain 101
DeFi 101

Sobre Nós

Quem somos
Media Kit
Trabalhe Conosco
Política de privacidade
Contato

© 2016 - 2022 CriptoFacil. Todos os direitos reservados

O CriptoFácil preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

IMPORTANTE: Este site é mantido e atualizado pela CRIPTO VENDAS ONLINE LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 28.900.668/0001-04.