A bolsa de valores brasileira está passando por um momento conturbado. Afinal, o Ibovespa, principal indicador financeiro do desempenho do mercado brasileiro, está acumulando uma série de desvalorizações nos últimos dias. Mas qual a razão por trás deste movimento? Entenda agora!
Afinal, qual o motivo da queda?
Primeiramente, apesar de parecer complicado, existe um motivo bem simples por trás de todo este movimento: a desconfiança. E você vai entender o que quero dizer com isso em breve.
Investir no mercado de capitais é considerado um investimento de alto risco exatamente por se tratar de uma modalidade de investimentos, que bem, depende de inúmeras variáveis imprevisíveis. Afinal, qual gestor poderia imaginar a 3 anos que viveríamos uma pandemia que iria restringir toda a economia do planeta.
Por este motivo, investidores sempre mantêm uma “pulga atrás da orelha” para evitar consequências desagradáveis em seus investimentos.
Sabendo disso, fica mais fácil para entender o que realmente está acontecendo na bolsa de valores.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Com a chegada da pandemia, e as baixas taxas de juros, vimos uma explosão de investidores entrando na bolsa de valores, principalmente em ações de tecnologia, que mostram bom desempenho em períodos de crise. Assim, a bolsa de valores foi “inflando”, trazendo novos investidores e por consequência, uma valorização generalizada de ativos, alguns até que exageradamente.
Contudo, além do risco de “bolhas” em ações que valorizaram demais, temos que voltar ao ponto da desconfiança.
O mercado perdeu muita da credibilidade que vinha tendo nos últimos meses. E isso se dá graças ao cenário praticamente caótico que a bolsa brasileira vem enfrentando
Afinal, o ruído político avassalador, a situação fiscal “fora de controle” e a inflação em alta, com reflexo nos juros futuros são fatores cruciais para aumentar o “medo” dos investidores.
A receita do desastre afasta os investidores, que preferem optar por investimentos mais seguros. Desse modo, o reflexo disso é a queda generalizada da bolsa de valores.
Por fim, em nosso site parceiro, o Guia do investidor temos um post mais explicativo do que vem acontecendo no mercado. Portanto, não deixe de clicar aqui para conferir!
Aviso: O texto apresentado nesta coluna não reflete necessariamente a opinião do CriptoFácil.
Leia também: Bitcast: chegada do unicórnio Bitso ao Brasil é tema do podcast sobre criptomoedas
Leia também: Jogos em blockchain que pagam o usuário são sustentáveis?
Leia também: Coluna do TradingView: Olhar técnico nos preços de BTC, BCH, BNB e ADA