O Ministério de Assuntos Internos da Índia planeja oferecer treinamento especial para a polícia do país com o objetivo de combater crimes relacionados às criptomoedas, segundo um recente documento do governo indiano.
Intitulado “Investigação de casos envolvendo criptomoedas”, o curso com duração de dois dias terá uma ampla gama de componentes educacionais, incluindo uma introdução à tecnologia blockchain, discussões sobre tradições legais permanentes, estudos de casos e interpretações dos principais crimes envolvendo criptoativos.
O programa não será obrigatório, mas todos policiais do país serão incentivados a participar. Além da polícia, outros participantes serão selecionados a partir de uma lista compilada de oficiais que manifestaram interesse sobre “crimes cibernéticos e tecnologia da informação.”
O curso educacional estará disponível para os policiais que se reportarem ao Inspetor Geral de Polícia. Os diretores do Escritório Central de Investigação, do Escritório de Inteligência, do Departamento de Narcóticos e de muitas outras figuras do executivo-chefe receberam uma cópia do documento da iniciativa de treinamento.
Regulamentação a caminho na Índia
O curso é mais uma das ferramentas do governo da Índia em sua busca por entender e regulamentar o mercado de criptoativos. Diversas entidades governamentais, como o Departamento de Assuntos Econômicos, a Diretoria Central de Impostos Diretos e a Autoridade de Fundos de Educação e Proteção do Investidor, assinaram um projeto de lei intitulado “Proibição de Criptomoedas e Regulamentação do Projeto Oficial de Moedas Digitais de 2019”.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
O projeto teria o objetivo de proibir totalmente a negociação de quaisquer ativos digitais no país sob a justificativa de combate à evasão, lavagem de dinheiro e fraude inerente às criptomoedas. No entanto, o projeto em questão não entrou em vigor e a nova regulamentação – bem mais amigável – “já está pronta”, segundo o secretário de finanças.
Em agosto de 2018, a polícia indiana prendeu um representante da polêmica empresa BitConnect em conexão com uma empresa fraudulenta chamada Liberty Coin, que prometia aos investidores 5000% de retorno – o operador fugiu levando milhares de dólares dos investidores. Algumas vítimas entraram com processos alegando prejuízos de dezenas de milhares de dólares.
O curso será realizado nos dias 05 e 06 de setembro na Academia Nacional de Polícia, em Hyderabad, cidade indiana.
Leia também: Polícia indiana prende líderes do maior esquema de mineração de Bitcoin