Ir para o conteúdo
Últimas
Mercado
Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0
Planilhas Gratuitas
Newsletters
Logo CriptoFácil
Pesquisar
Fechar
Mercado
Ethereum
DeFi
NFT
Web3
Inscreva-se
Mercado
NFT
Inscreva-se
AO VIVO
Jogue e Ganhe – Oportunidades no mercado de criptomoeda
Clique aqui

Plataforma PIX do Bacen entra em nova fase de testes

  • Por Luciano Rocha
  • - 17/04/2020
  • às 08:00
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Plataforma PIX do Bacen entra em nova fase de testes

A plataforma PIX, sistema de pagamentos instantâneos anunciado pelo Banco Central do Brasil (Bacen) em fevereiro, entrou em uma nova fase de testes a partir deste mês.

De acordo com uma nota divulgada pelo Bacen no dia 09 de abril e atualizada na terça-feira, 14 de abril, a nova fase do PIX permitirá que os bancos possam testar seus fluxo de liquidações com o novo sistema, ou seja, movimentar os recursos entre pagadores e recebedores. Todos os dados utilizados nesta fase são fictícios e servem apenas para fins de simulação, esclarece o Bacen.

“Nesta fase, a participação das instituições financeiras e de pagamento é voluntária. Elas testarão os fluxos de transações entre participantes diretos e entre participantes indiretos e os cenários de insucesso na liquidação do PIX. É por meio desses cenários que os participantes avaliam se transações corretas são concluídas e se transações deliberadamente feitas para darem errado retornam a mensagem de erro”, afirma o texto.

A assessora do Bacen Lilían Holmes deu mais detalhes a respeito do primeiro teste e da fase atual.

“No primeiro teste, avaliamos o cadastro de informações dos participantes e a conexão dos seus sistemas com o sistema do BC. Agora damos um passo a mais, que é o de experimentar a simulação da liquidação efetiva de um PIX, utilizando a conexão do primeiro teste e dados fictícios de clientes e saldos para as transações.”

Essa primeira fase de testes é facultativa, a inscrição deverá partir de iniciativa das instituições financeiras interessadas em participar. Porém, o próximo passo do PIX é fazer testes obrigatórios para as instituições participantes a partir de junho. Uma consulta pública para a coleta de sugestões sobre o funcionamento do PIX estará aberta até o dia 18 de maio.

Apesar da paralisação da economia motivada pela pandemia de Covid-19, o lançamento do PIX segue o cronograma previsto e tem prazo de implementação final para novembro de 2020.

o lançamento do PIX segue o cronograma previsto e tem prazo de implementação final para novembro de 2020

Leia também: PIX: uma inovação ainda mais centralizada

Leia também: Presidente do Banco Central afirma que PIX é resposta às criptomoedas

Leia também: Dias Toffoli autoriza medida que pode impulsionar blockchain e digitalização de cartórios

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Fique atualizado sobre as últimas tendências em Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2. Junte-se a nossa lista de mais de 20 mil assinantes.

Notícias

Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0

Destaque

Últimas Notícias
Newsletter
Análise Técnica
Opinião
Educação
Money Block
Planilhas Gratuitas

Guia CriptoFacil

Guia Cripto
Bitcoin 101
Ethereum 101
Blockchain 101
DeFi 101

Sobre Nós

Quem somos
Media Kit
Trabalhe Conosco
Política de privacidade
Contato

© 2016 - 2022 CriptoFacil. Todos os direitos reservados

O CriptoFácil preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

IMPORTANTE: Este site é mantido e atualizado pela CRIPTO VENDAS ONLINE LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 28.900.668/0001-04.