Com o objetivo de entregar mais transparência às assinaturas de relatórios internos, a Petrobras, em parceria com a universidade Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), está testando a blockchain do Ethereum. A ferramenta chamada de AssinadorBR será utilizada para assinatura de documentos diretamente pelo celular e vem sendo testada desde o primeiro semestre de 2019.
Conforme reportou o site de notícias Cointelegraph nesta segunda-feira, 23 de dezembro, o projeto também conta com a colaboração do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello (CENPES).
Processos mais rápidos, seguros e confiáveis
O AssinadorBR, que conta com segurança respaldada em pares de chaves criptográficas em rede pública de blockchain, incluirá todo o histórico de assinaturas do documento. Os desenvolvedores explicaram que a solução possibilitará que sejam realizadas auditorias internas e externas por meio da análise direta da blockchain. Isso porque ficará registrado na plataforma quando o documento foi assinado e por quem.
O especialista da Petrobras em Inovação e Transformação Digital Carlos Alexandre Ferreira Gama disse que um dos objetivos é viabilizar a contratação de forma digital para chegar à execução do contrato de forma automática (o smart contracts ou contratos inteligentes)
“Queremos dar velocidade aos processos de contratação, mas com segurança e confiabilidade.”
Transformação digital com blockchain
Essa ferramenta garantirá ainda que os dados do documento não sejam manipulados, já que o DApp (sigla para aplicação descentralizada) garantirá autonomia do signatário. Isso quer dizer que apenas o indivíduo qualificado terá permissão para assinar um determinado documento, protegendo a empresa e os indivíduos.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
“Se o dado é o novo óleo não tenho dúvidas que a Petrobras vai se transformar digitalmente”, ressaltou o gerente geral de Transformação Digital da Petrobras Augusto Borella.
O AssinadorBR já integra o Conexão Blockchain, plataforma lançada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e pela PUC-Rio para conectar empresas e profissionais que trabalham com tecnologia blockchain.
Leia também: Petrobras utiliza blockchain privada do Banco do Brasil para fazer transações