O Banco do Brasil (BB) é uma das instituições financeiras brasileiras que vem adotando a blockchain e já tem produtos ativos baseados na tecnologia, já disponíveis para clientes da instituição. Conforme destacou recentemente o gerente de Soluções da Diretoria de Tecnologia do BB Bruno Barbosa Schmidt, o banco pesquisa as possibilidades da blockchain desde 2015.
O BB vem trabalhando em uma aplicação chamada SFD (Sistema Financeiro Digital), que permite a liquidação bruta em tempo real. A aplicação seria uma espécie de transferência instantânea, diferente do DOC, que pode ser feita via smartphone usando apenas a lista de contatos do cliente, sem a necessidade de número de agência ou conta.
Outra aplicação que o BB vem trabalhando é o SBP (Sistema Brasileiro de Poderes), destinada a clientes corporativos, permitindo a movimentação de dinheiro. Segundo Schmidt, este processo vem sendo desenvolvido com vários clientes do banco, entre eles a Petrobras, e já tem demonstrado resultados positivos. No caso da companhia de petróleo, transações que antes demoravam até oito dias uteis para serem confirmadas, são realizadas em apenas três horas.
“Na Petrobras, por exemplo, esse processo levava oito dias úteis. Criamos uma rede de blockchain para eles e esse prazo caiu para três horas”, disse Schimidt, lembrando que “o uso da tecnologia blockchain traz valor para os clientes da instituição, permitindo transferências e pagamentos 24×7, automatizando a reduzindo o tempo de atendimento e ganhando eficiência operacional”.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora