Ir para o conteúdo
Últimas
Mercado
Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0
Planilhas Gratuitas
Newsletters
Logo CriptoFácil
Pesquisar
Fechar
Mercado
Ethereum
DeFi
NFT
Web3
Inscreva-se
Mercado
NFT
Inscreva-se
AO VIVO
Jogue e Ganhe – Oportunidades no mercado de criptomoeda
Clique aqui

Pesquisador do Ethereum Virgil Griffith é formalmente indiciado no caso da Coreia do Norte

  • Por Lorena Amaro
  • - 09/01/2020
  • às 17:30
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Pesquisador do Ethereum Virgil Griffith é formalmente indiciado no caso da Coreia do Norte

O júri federal do Tribunal Distrital dos Estados Unidos para o Distrito Sul de Nova York indiciou formalmente o pesquisador da Fundação Ethereum Virgil Griffth no caso da Coreia do Norte. Griffth foi acusado, no dia 07 de janeiro, de conspiração e violação da Lei Internacional os Poderes Econômicos de Emergência. 

De acordo com o site de notícias Cointelegraph, que reportou o caso, esta lei federal foi introduzida nos Estados Unidos em 1977 e autoriza o presidente a regular o comércio internacional em casos de emergência nacional nos EUA vinda de fora do país. 

O Tribunal diz que Griffith conspirou consciente e voluntariamente para a violar as sanções do país contra a República Popular Democrática da Coreia (RPDC).

As acusações têm um prazo máximo de 20 anos de prisão. 

Entenda o caso

Conforme reportado pelo CriptoFácil, o pesquisador do Ethereum foi preso em novembro de 2019 por suspeita de fazer uma apresentação e participar de uma discussão que abordou o uso da blockchain para “evitar sanções econômicas” e para lavar dinheiro em uma conferência na Coreia do Norte. Para a corte dos EUA, Griffith não agiu sozinho e tudo indica que mais pessoas serão investigadas:  

“Era uma parte e um objeto da conspiração que Virgil Griffith, o réu e outros conhecidos e desconhecidos, forneceriam e fizeram com que outros prestassem serviços à RPDC, sem primeiro obter a aprovação necessária”, diz a corte.

O júri ainda investiga se Griffith comprou ou ganhou alguma propriedade como pagamento pelos serviços prestados à RPDC. 

O caso divide a comunidade

Para o fundador do Ethereum Vitalik Buterin, Griffith é inocente. Em dezembro de 2019, Buterin disse que a iniciativa do pesquisador mostra sua mente geopolítica aberta. 

“Não acho que o que Virgil tenha dado à RPDC algum tipo de ajuda real para fazer algo ruim. Ele fez uma apresentação com base em informações publicamente disponíveis sobre software de código aberto. […] espero que os EUA […] se concentrem na corrupção genuína e prejudicial com a qual ele e todos os países enfrentam, em vez de perseguir programadores que fazem discursos.”

Por outro lado, a jornalista do setor de criptomoedas Laura Shin explicou que os cidadãos norte-coreanos não têm permissão para falar com estrangeiros, desta forma, Griffith deve ter interagido com as autoridades do regime local e não com a população diretamente. No Twitter, ela explicou:

“Vejo pessoas dizendo que uma palestra na Coreia do Norte poderia ajudar as pessoas contra o governo. Mas uma conversa pública aprovada significa que você está interagindo com a ditadura, dando a eles conhecimento que os ajuda. E o que eles fazem? Eles oprimem 25 milhões de pessoas e o fazem há décadas.”

Leia também: Ministério Público dos EUA nega fiança para pesquisador da Ethereum, Virgil Griffith

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Fique atualizado sobre as últimas tendências em Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2. Junte-se a nossa lista de mais de 20 mil assinantes.

Notícias

Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0

Destaque

Últimas Notícias
Newsletter
Análise Técnica
Opinião
Educação
Money Block
Planilhas Gratuitas

Guia CriptoFacil

Guia Cripto
Bitcoin 101
Ethereum 101
Blockchain 101
DeFi 101

Sobre Nós

Quem somos
Media Kit
Trabalhe Conosco
Política de privacidade
Contato

© 2016 - 2022 CriptoFacil. Todos os direitos reservados

O CriptoFácil preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

IMPORTANTE: Este site é mantido e atualizado pela CRIPTO VENDAS ONLINE LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 28.900.668/0001-04.