Início » Últimas Notícias » Pesquisador do Ethereum preso nos EUA aguardará julgamento em liberdade

Pesquisador do Ethereum preso nos EUA aguardará julgamento em liberdade

Pesquisador do Ethereum preso nos EUA aguardará julgamento em liberdade
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

Conforme relatado pelo CriptoFácil nesta segunda-feira, 02 de dezembro, o pesquisador do Ethereum Virgil Griffith foi preso nos Estados Unidos por ajudar a Coreia do Norte a evitar as sanções norte-americanas. Ainda na segunda-feira, um juiz decidiu que o Departamento de Justiça do país (DoJ, na sigla em inglês) tem provas suficientes para mover um caso contra Griffith, que aguardará o julgamento em liberdade.

Griffith, que foi preso em Los Angeles no Dia de Ação de Graças sob acusações de conspiração para ajudar a República Popular Democrática da Coreia (RPDC) a aprender mais sobre criptomoedas para evitar sanções impostas pelo governo dos EUA, teve uma audiência preliminar nesta segunda-feira para determinar se o DoJ tinha provas suficientes para estabelecer causa provável.

Publicidade

O Ministério Público dos EUA no Distrito Sul de Nova York disse na última sexta-feira, 29 de novembro, que o pesquisador foi acusado de “violar a Lei Internacional de Poderes Econômicos de Emergência (IEEPA) ao viajar para a República Popular Democrática da Coréia (RPDC ou Coréia do Norte) para fazer uma apresentação e dar conselhos técnicos sobre o uso das tecnologias de criptomoedas e blockchain para evitar sanções”.

Entenda o caso

De acordo com a denúncia, Griffith pediu – e foi negada – permissão para viajar para a Coreia do Norte para fazer uma apresentação intitulada “Blockchain and Peace”. Além disso, segundo a denúncia, Griffith “posteriormente começou a formular planos para facilitar o intercâmbio de criptomoedas entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul”, apesar de saber que isso violaria as sanções dos EUA contra o Norte.

No entanto, Griffith se defende afirmando que sua apresentação continha apenas informações básicas que podem ser acessadas online.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Após a audiência da segunda-feira, Brian Klein, advogado da Baker Marquart que representa Griffith, disse em comunicado que o desenvolvedor será libertado da prisão após a publicação da fiança.

“Estamos muito satisfeitos com o fato de hoje o juiz ter descoberto que Virgil deveria ser libertado da prisão enquanto aguarda julgamento. Contestamos as alegações não testadas na denúncia criminal. Virgil aguarda ansiosamente seu dia no tribunal, quando a história completa pode ser divulgada”, afirmou Klein.

Klein representou vários indivíduos de destaque nos mundos das criptomoedas e da cibersegurança, incluindo o empresário Charlie Shrem e o pesquisador de segurança Marcus Hutchins.

Klein negociou um acordo contra Cameron e Tyler Winklevoss, que processaram Shrem em novembro de 2018, alegando que Shrem lhes devia US$26 milhões em Bitcoin. Hutchins, que foi acusado de criar o malware Kronos pelas autoridades dos EUA, se declarou culpado e foi condenado a um ano de libertação supervisionada, mas o juiz recomendou que lhe fosse concedido o perdão de sua pena.

Publicidade

Leia também: Autoridades dos EUA prendem pesquisador da Ethereum por ajudar a Coreia do Norte a evitar sanções

Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

Deixe um comentário