Nos dias 05 e 09 de agosto, foi realizado o evento “Revolução Blockchain – Transformando Negocios e Vidas”, em São Paulo. O evento reuniu diversos especialistas da comunidade de blockchain, dentre eles Toni Carlos Dias, pesquisador do Blockchain Research Institute.
Dias tem MBA em Gestão de Pessoas, Administração e Produção Executiva e é pesquisador da indústria criativa e de propriedade intelectual. O CriptoFácil conversou com o pesquisador sobre seu ponto de vista acerca da aplicação de plataformas blockchain na indústria de propriedade intelectual.
Ele nomeou como primeira plataforma relevante de sua atenção a Breaker, antiga SingularDTV, basicamente uma biblioteca com conteúdo descentralizado na qual os artistas inscritos controlam seus próprios dados.
Outra plataforma mencionada por Dias é a Mycelia, um coletivo de artistas e amantes da música que desejam empoderar pessoas criativas da indústria da música. Um exemplo de caso de uso foi o da artista Imogen Heap, que publicou sua música Tiny Human na plataforma Ethereum e utilizou o sistema de pagamento da Mycelia baseado em contratos inteligentes para pagar todos os contribuintes.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Além disso, Dias fala sobre os esforços do Blockchain Research Institute:
“Temos a parte da indústria criativa do BRI, nós também estamos pensando em soluções voltadas para segmentos da indústria criativa, como o audiovisual.”
De acordo com o pesquisador, essas são as plataformas que influenciam a indústria da propriedade intelectual mais relevantes atualmente.
Leia também: Câmara de Comércio Brasil-Canadá é a primeira instituição brasileira a fazer parte do Blockchain Research Institute