Ir para o conteúdo
Carteira BG
Newsletter
Últimas
Mercado
Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0
Planilhas Gratuitas
Logo CriptoFácil
Mercado
Ethereum
DeFi
NFT
Web3
Carteira BG
Mercado
Ethereum
Carteira BG
AO VIVO
Jogue e Ganhe – Oportunidades no mercado de criptomoeda
Clique aqui

Órgão regulador do Reino Unido finaliza guia sobre regulação de criptoativos

  • Por Luciano Rocha
  • - 01/08/2019
  • às 13:30
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Órgão regulador do Reino Unido finaliza guia sobre regulação de criptoativos
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

O portal de notícias Coindesk informou que a Autoridade de Conduta Financeira do Reino Unido (FCA, na sigla em inglês) finalizou sua orientação sobre criptoativos e, com isso, esclareceu para o mercado quais tokens estão sob sua jurisdição.

A maioria das regras divulgadas nesta quarta-feira, 31 de julho, foi proposta no documento de consulta CP19, que foi aberto para comentários públicos em janeiro. A orientação final da FCA não altera drasticamente o panorama regulatório e, ao invés disso, especifica quando e quais tipos de criptoativos se enquadram nas categorias existentes.

Publicidade

Bitcoin, Ether e tokens

Criptomoedas como Bitcoin e Ethereum (ETH) foram classificadas pela FCA como “tokens de trocas”. Esses criptoativos não serão regulados por uma lei específica, embora as regras contra lavagem de dinheiro se apliquem a eles.

A FCA disse que cerca de 92 respostas ao documento de consulta foram recebidas de uma variedade de empresas, incluindo bancos, associações comerciais e exchanges. O órgão regulador afirmou que a maioria dos entrevistados apoiou as propostas.

A orientação fornece uma definição de tokens securitizados. Quando emitidos, esses ativos se comportam como ações ou instrumentos de dívida, incluindo direitos de propriedade, caindo, assim, na categoria de “investimento especificado” e, por sua vez, estão sob regulamentação da FCA. Quase todos os entrevistados que responderam à questão concordaram com a avaliação do regulador para tokens securitizados.

Publicidade

Já os tokens de utilidade não concedem os mesmos tipos de direitos que os instrumentos financeiros regulados e geralmente ficam fora do âmbito da FCA, exceto nas circunstâncias em que eles atendem à definição de moeda eletrônica e se enquadram em uma nova categoria de tokens, a de dinheiro eletrônico.

“Qualquer token que não seja um token securitizado ou um token de dinheiro eletrônico não é regulamentado. No entanto, os participantes do mercado devem observar que certas atividades que usam tokens podem, no entanto, ser regulamentadas – por exemplo, quando eles são utilizados para facilitar pagamentos regulados”, informou a FCA.

Stablecoins

Algumas stablecoins também podem atender à definição de dinheiro eletrônico, e, portanto, também estariam sujeitas à supervisão da FCA (cujo mandato é a proteção do consumidor e do investidor).

O órgão de disse, no entanto, que “os participantes do mercado devem usar a Orientação como o primeiro passo para entender como devem tratar certos criptoativos. Mas a avaliações definitivas só podem ser feitas caso a caso.”

Publicidade

Christopher Woolard, diretor executivo de Estratégia e Concorrência da FCA, disse em um comunicado:

“Este é um mercado pequeno, complexo e em evolução, que abarca uma ampla gama de atividades. A orientação de hoje ajudará a esclarecer quais atividades de criptoativos estão dentro do nosso perímetro regulatório.”

Uma empresa pode emitir tokens securitizados sem precisar de uma licença regulamentar, da mesma forma que a emissão de ações não requer uma licença. Mas em quaisquer cenários em que os tokens são negociados, os consultores e corretores que manuseiam os tokens, e o regime de promoções financeiras, precisarão de autorização, disse a FCA.

Se um token de segurança for comercializável no mercado de capitais, disse a FCA, ele será ainda considerado um título negociável de acordo com a Diretiva de Mercados de Instrumentos Financeiros da União Europeia (DMIF), e esse regime também será aplicado.

Publicidade

Com definições mais claras a respeito dos criptoativos, o Reino Unido pode mostrar para o mundo um ambiente mais amigável para empresas e investidores, utilizando isso como uma importante plataforma do país após a sua possível saída da União Europeia.

Leia também: Reino Unido inclui criptoativos em novo plano contra crimes econômicos

Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Fique atualizado sobre as últimas tendências em Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2. Junte-se a nossa lista de mais de 20 mil assinantes.

Notícias

Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0

Destaque

Últimas Notícias
Newsletter
Análise Técnica
Opinião
Educação
Money Block
Planilhas Gratuitas

Guia CriptoFacil

Guia Cripto
Bitcoin 101
Ethereum 101
Blockchain 101
DeFi 101

Sobre Nós

Quem somos
Media Kit
Trabalhe Conosco
Política de privacidade
Contato

© 2016 - 2022 CriptoFacil. Todos os direitos reservados

O CriptoFácil preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

IMPORTANTE: Este site é mantido e atualizado pela CRIPTO VENDAS ONLINE LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 28.900.668/0001-04.