Este é um guia de segurança básico para Bitcoin e Altcoins focado na Seed.
Uma palavra rápida sobre carteiras determinísticas.
Electrum e Armory permitem que você crie uma carteira com uma passphrase “seed” (semente). Se você usar o mesmo “seed” depois, você pode recriar sua carteira em outras máquinas. Com determinadas carteiras, você só precisa manter o “seed” seguro para acessar seu dinheiro. Em comparação, nas carteiras tradicionais do BitcoinQT, cada endereço que você usar é randômico, o que significa que depois que você enviar entre 50 ou 100 transações de saída seus backups podem ficar obsoletos. Sempre mantenha back-up atualizado de tal arquivo carteira se possível.
Mais o que seria a Seed e para que serve?
Enquanto ninguém pode garantir a você 100% de segurança, eu espero exemplificar sobre esta esplendida alternativa de evolução (não mais de colar e copiar aquele arquivo wallet.dat em vários pen-drives por cada transação que você fizer). Este é apenas “20% de esforço para conseguir 80% de segurança”.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
A Seed (traduzido para “Semente”) tem 64 ou 128 bits de entropia. Isto significa que fornece o mesmo nível de segurança como uma chave privada Bitcoin (comprimento de 256 bits).
Normalmente uma frase de seed é feita de palavras em inglês.
Exemplo de 12 palavras:
Watching freezing force Constant forest love true armor stop green elite boy
Com sua Seed em mãos sua carteira pode ser totalmente recuperada, sem o risco de perda de fundos. Os usuários podem convenientemente criar um único backup da seed em um formato legível que vai durar a vida da carteira, sem a preocupação de esta cópia de segurança se tornar obsoleto.
Mais lembre-se deste Aviso: Salve sempre a sua Seed em papel antes de fazer um upgrade.
Isso vale pra todas as wallets offline de Bitcoin ou Altcoins que possuem este sistema de seed, para o caso de um de seus métodos de armazenamento eventualmente falharem.
Exemplos de Eventuais falhas:
Queimar o Pc, formatação indevida, sistema corrompido, quebrar ou queimar o pen drive, esquecer a senha criptografada.
Bom, acho que você entendeu que essas falhas podem acontecer com qualquer um e se você for o próximo já estará precavido com essas dicas.
Comentários e sugestões são bem vindos.
Leia também: 5 dicas de segurança ao usar bitcoins