Chegando em 2022, uma das grandes narrativas foram as soluções de dimensionamento do Ethereum, principalmente na forma de Layers 2. Desta vez, as narrativas foram entregues, com Arbitrum & Optimism tendo um bom desempenho e se tornando partes importantes do ecossistema no terceiro trimestre. Ambas as redes cresceram significativamente em 2022.
Qual a melhor layer?
Atualmente, elas fazem cerca de 50.000 transações por dia. No inverno de 2022, esse número aumentou para 250.000, divididos igualmente entre os dois. No entanto, em setembro, a Arbitrum inovou e, desde então, praticamente dobrou suas transações diárias. Ainda assim, ambas continuaram a crescer impressionantemente, com as transações da rede principal diminuindo de acordo.
Aparentemente, as Layres 2 estão de fato tirando um pouco do movimento do próprio Ethereum. Não é nenhuma surpresa, os usuários estão economizando uma quantia significativa em taxas de gás. Ao longo do ano, o Optimism economizou usuários de 90 a 95% em comparação com a rede Ethereum.
A economia foi um pouco mais modesta (~85%) no Arbitrum durante grande parte do ano, mas desde o final do terceiro trimestre, o Arbitrum tem economizado mais de 97% para os usuários. As taxas em ambas as redes caíram ao longo do ano, especialmente no quarto trimestre.
- Leia também: Futuro Ministro da Fazenda é contra Bitcoin?
Outros dados também mostram uma melhoria constante no desempenho e UX dessas duas redes. Por exemplo, o tempo entre a aceitação da L1 para L2 caiu 80% de 5 a 10 minutos no início de 2022. Recentemente, os lotes são aceitos em <1 minutos na Optimism e minuto na Arbitrum. Ambas as redes também estão vendo um crescimento constante nos contratos criados ao longo do ano. Outra métrica central é a parcela do gás L1 total que esses L2s representam.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
No início do ano, a Arbitrum e Optimism consumia 0,41% de todo o gás L1. No inverno, isso cresceu 4 vezes e hoje está em torno de 2%. Ao mesmo tempo, outros L2s como Aztec, ZkSync, Boba Network também cresceram. Sendo assim, as L2s, em geral, consomem 2,5 a 3% do gás Ethereum total.
Dessa forma, parece que 2022 foi um ótimo ano para acúmulos de L2. O conceito foi comprovado, eles funcionam e os usuários gostam deles. Os criadores dos protocolos acreditam que crescerão exponencialmente nos próximos anos e planejam adicionar novos L2s aos protocolos ao longo do tempo.
- Leia também: A maior DEX Osmosis da Cosmos lança um Stableswap