Optimism enfrenta problemas de alto tráfego após airdrop do token OP

A rede de camada 2 baseada em rollup Optimism lançou oficialmente nesta terça-feira (31) seu token de governança OP. Após o anúncio, exchanges centralizadas como OKX e KuCoin, por exemplo, anunciaram que vão listar o token.

O lançamento do token era bastante aguardado pela comunidade. Afinal, o ativo digital vai mudar a estrutura do Optimism, alimentando o The Optimism Collective, um sistema de governança para financiamento.

A rede Optimism apresentou seus planos para lançar o OP e do coletivo no dia 26 de abril. Na ocasião, a equipe informou que o coletivo seria um “experimento em governança digital em escala” com o OP como token da comunidade.

Problemas com Optimism

Contudo, a alta expectativa acabou acarretando problemas de alto tráfego. A alta carga casou atrasos na rede principal da rede Optimism bem como nas chamadas de procedimento remoto (RPCs).

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Uma RPC é um conjunto de protocolos de comunicação. Ela permite que outra entidade, como MetaMask, por exemplo, interaja com protocolos, como as blockchains da camada 2 do Optimism.

Com os RPCs com problemas, os usuários não podem comprar ou vender tokens OP. Afinal, não conseguem acessar a blockchain do Optimism por meio de aplicativos padrão.

“Como você deve ter adivinhado, o airdrop seria lançado hoje. Ainda NÃO anunciamos oficialmente. Mas já estamos enfrentando uma alta demanda histórica. Sabíamos que todos ficariam empolgados, mas caramba, vocês mal podiam esperar por #OPSummer”, escreveu a equipe nesta terça.

Airdrop de tokens OP

Conforme informou a equipe, aconteceria hoje o airdrop para os primeiros usuários. Ou seja, indivíduos que usaram a rede antes de 25 de março. Esses usuários vão poder reivindicar OP durante a distribuição de tokens.

Ao todo, 231.000 endereços podem reivindicar 214 milhões de tokens OP. Ou seja, 5% da oferta total de 4,29 bilhões. Isso dá uma média de 860 tokens por endereço.

Além disso, estão previstos outros airdrops para os quais um adicional de 14% do suprimento geral foi reservado. Além do airdrop para os usuários, uma parte do fornecimento do token será distribuída para projetos que operam no Optimism.

Entretanto, a equipe está enfrentando dificuldades com o airdrop desde cedo. Além do alto tráfego, para agravar o problema, há indícios de que alguns participantes conseguiram reivindicar tokens antes do anúncio oficial.

Sobre a rede de camada 2 Optimism

Por ser uma rede da Camada 2, Optimism visa permitir que os aplicativos obtenham transações mais rápidas e mais baratas do que na blockchain Ethereum, mas sem precisar sacrificar a segurança da rede.

Isso é possível por meio do Optimistic Rollups, uma forma de tecnologia cripto que agrupa as transações para reduzir a carga de tráfego na rede principal Ethereum.

De acordo com dados da plataforma DeFi Llama, o valor total bloqueado (TVL) no protocolo, hoje é de cerca de US$ 268 milhões. Os principais aplicativos que a rede hospeda são Synthetix (SNX), Uniswap (UNI) e Perpetual Protocol (PERP).

Leia também: Mineração de Bitcoin cresce na Rússia e já responde por 2% do consumo de energia

Leia também: Rispar recebe aporte da Buena Vista Capital e prepara lançamentos para 2022

Leia também: Real Digital só em 2023, diz Banco Central

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.