Ir para o conteúdo
AO VIVO
BITCOIN REVERTENDO PARA ALTA; COMO LUCRAR SE O PREÇO DECOLAR?
Clique aqui
Comprar Bitcoin
Carteira BG
Newsletter
Últimas
Mercado
Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0
Planilhas Gratuitas
Logo CriptoFácil
Comprar Bitcoin
Mercado
DeFi
NFT
Web3
Carteira BG
Comprar Bitcoin
Mercado
Carteira BG

Recursos

Mineração de Bitcoin cresce na Rússia e já responde por 2% do consumo de energia

  • Por Luciano Rocha
  • - 31/05/2022
  • às 16:37
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Mineração de Bitcoin
Foto: Depositphotos
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

A despeito da crise na Rússia, os mineradores de Bitcoin (BTC) intensificaram suas atividades no país, conforme aponta o índice da Universidade de Cambridge. De acordo com os dados, a mineração russa já responde por 4,66% de todo o poder computacional (hash rate) do BTC.

Como resultado deste aumento, a Rússia responde pela quinta maior participação no hash rate. E conforme revelou o vice-chefe do Ministério da Indústria, Vasily Shpak, a atividade já consome 2% de toda a energia elétrica gerada na Rússia.

Publicidade

A título de comparação, o percentual é maior que toda a energia consumida pela agricultura russa.  Os legisladores estão preocupados com isso e pedem que o setor seja colocado sob a supervisão do governo. Ao mesmo tempo, o presidente Vladimir Putin deseja aproveitar o grande potencial deste mercado

Mineração como atividade industrial

Em um discurso recente Shpak lembrou que a mineração doméstica de BTC está na “zona cinzenta” da economia. Isto é, o governo não proíbe a atividade, mas também não exerce nenhuma regulamentação.

Nesse sentido, a Rússia não estabelece regras nem cobra impostos sobre os mineradores. Shpak afirma que esta postura deve mudar ou a atividade poderia representar “riscos ao país”.

Publicidade

“Aqui, nossa posição é completamente inequívoca. A mineração deve ser reconhecida, regulamentada e incorporada como uma atividade industrial”, disse o vice-ministro.

O alto consumo de energia também procupa Shpak, mas ele prevê que a mineração poderia usar menos eletricidade em um futuro próximo. Em contrapartida, o consumo atual é alvo de preocupação, especialmente quando comparado com outras áreas vitais da economia.

Por exemplo, a participação da mineração de criptomoedas supera a da agricultura. O problema é que 7% do território russo é composto de terras aráveis. Ou seja, a mineração de criptomoedas consome muito mais energia em proporção ao tanto que utiliza do seu território.

Os campos russos produzem mais de 10% das exportações totais de grãos do mundo e 23% das exportações globais de trigo. Isso significa que a agricultura deveria utilizar mais energia, o que não está sendo o caso.

Publicidade

“Você sabe qual a participação da mineração no mapa geral da geração de eletricidade em nosso país? E eu vou lhe dizer: mais de 2%. Isso é mais do que o custo da eletricidade para a agricultura ”, afirmou Shpak.

Mas o país não pode simplesmente proibir a mineração, visto que a Rússia é o quinto maior país neste mercado. A combinação de clima frio, vasta oferta de terras e baixo custo de energia levou os mineradores a escolherem o país. Apenas Estados Unidos, China, Cazaquistão e Canadá possuem atividades de mineração maior do que a Rússia.

Alta cúpula russa defende mineração

Contudo, se depender do presidente Vladimir Putin, o setor de mineração de criptomoedas continuará sendo parte vital da economia russa. No início do ano, o presidente defendeu a prática e disse que a Rússia tem vantagens ao estimular a mineração.

“Embora, é claro, também tenhamos certas vantagens competitivas aqui, especialmente na chamada mineração. Temos o excedente da eletricidade e o pessoal bem treinado disponível no país”, afirmou Putin.

Além de Putin, o Ministério do Desenvolvimento Econômico, o Ministério da Energia e o parlamento russo (Duma) também falaram muito bem da mineração. No ano passado, eles insistiram que a prática deveria ser legalizada. Com essa proposta, os mineradores seriam tratados como empreendedores e teriam diversas vantagens fiscais.

Publicidade

Leia também: Organizações se unem para arrecadar doações em Bitcoin para famílias de Pernambuco

Leia também: Mirror Protocol, da rede Terra, sofre nova exploração

Leia também: Real Digital só em 2023, diz Banco Central

Publicidade
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Fique atualizado sobre as últimas tendências em Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2. Junte-se a nossa lista de mais de 20 mil assinantes.

Notícias

Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0

Destaque

Últimas Notícias
Newsletter
Análise Técnica
Opinião
Educação
Money Block
Planilhas Gratuitas

Guia CriptoFacil

Guia Cripto
Bitcoin 101
Ethereum 101
Blockchain 101
DeFi 101

Sobre Nós

Quem somos
Media Kit
Trabalhe Conosco
Política de privacidade
Contato

© 2016 - 2022 CriptoFacil. Todos os direitos reservados

O CriptoFácil preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

IMPORTANTE: Este site é mantido e atualizado pela CRIPTO VENDAS ONLINE LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 28.900.668/0001-04.