Ir para o conteúdo
Carteira BG
Newsletter
Últimas
Mercado
Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0
Planilhas Gratuitas
Logo CriptoFácil
Mercado
Ethereum
DeFi
NFT
Web3
Carteira BG
Mercado
Ethereum
Carteira BG
AO VIVO
Jogue e Ganhe – Oportunidades no mercado de criptomoeda
Clique aqui

Regulamentação

Operações com Bitcoin na Venezuela terão impostos de até 20%

  • Por Lorena Amaro
  • - 07/02/2022
  • às 14:00
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Operações com Bitcoin na Venezuela terão impostos de até 20%
Foto: Depositphotos
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

As operações com criptomoedas estão na mira dos órgãos tributários em todo o mundo. Após a Índia anunciar que vai taxar transações com criptomoedas em 30%, chegou a vez da Venezuela impor uma tributação sobre transações com criptoativos.

De acordo com portais de notícias locais, a medida foi aprovada pelo Parlamento (Assembleia Nacional) na aprovação da reforma da Lei Tributária sobre Grandes Operações Financeiras (IGTF).

Publicidade

Durante a sessão, realizada na última quinta-feira (3), os deputados aprovaram em segunda discussão o projeto que estabelece impostos para “contribuintes especiais” e pessoas físicas que utilizem moedas diferentes das reconhecidas pelo Estado. 

Segundo os regulamentos venezuelanos, o contribuinte especial é qualquer pessoa jurídica previamente identificada pela autoridade fiscal (Seniat) e que tenha determinados rendimentos a serem declarado.

Impostos sobre criptomoedas

Na prática, os impostos aprovados variam de 2% a 20% para operações em moedas que não sejam o bolívar. Além disso, caberá ao Executivo de Nicolás Maduro o poder de fixar a alíquota final.

Publicidade

O objetivo dos legisladores com a reforma é “incentivar” o uso do bolívar. A moeda local está perdendo espaço para o dólar americano e para as criptomoedas. Ao mesmo tempo, a moeda digital venezuelana, o Petro, nunca chegou a ser amplamente adotada no país.

A legislação estabelece que o imposto será de 0% a 2% para operações realizadas em bolívares. Enquanto isso, as operações realizadas em moedas ou criptoativos não emitidos pelo Estado (o Petro), no sistema bancário nacional, serão tributadas de 2% a 8%.

Por fim, as taxas variam de 2% a 20% para operações realizadas em dólares ou criptomoedas fora do sistema bancário.

Publicidade

O que dizem especialistas?

Conforme destacou a empresa venezuelana de análise econômica Síntesis Financiera, essa lei “ataca o sintoma e não a causa da perda de espaço do bolívar”. Ou seja, não resolve o problema da inflação que assola o país há anos.

“Pelo contrário, essa reforma pode acabar incentivando a fuga desses pagamentos para a informalidade”, detalha a empresa.

A Síntesis destacou também que, devido à reforma, os depósitos em moeda estrangeira no sistema bancário venezuelano serão erodidos.

Publicidade

Ainda, a empresa ressaltou que o principal incentivo da reforma recai sobre a arrecadação de impostos. “Eles pretendem isso através do aumento do uso de moedas e criptomoedas como meio de pagamento.”

Leia também: Bitcoin chega aos US$ 42 mil e analista aponta indicadores que reverteram tendência

Leia também: Capacidade da Lightning Network atinge máxima histórica

Publicidade

Leia também: Policiais Civis teriam ameaçado empresário para roubar R$ 1 milhão em Bitcoin em Goiás

Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Fique atualizado sobre as últimas tendências em Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2. Junte-se a nossa lista de mais de 20 mil assinantes.

Notícias

Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0

Destaque

Últimas Notícias
Newsletter
Análise Técnica
Opinião
Educação
Money Block
Planilhas Gratuitas

Guia CriptoFacil

Guia Cripto
Bitcoin 101
Ethereum 101
Blockchain 101
DeFi 101

Sobre Nós

Quem somos
Media Kit
Trabalhe Conosco
Política de privacidade
Contato

© 2016 - 2022 CriptoFacil. Todos os direitos reservados

O CriptoFácil preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

IMPORTANTE: Este site é mantido e atualizado pela CRIPTO VENDAS ONLINE LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 28.900.668/0001-04.