Ir para o conteúdo
Últimas
Mercado
Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0
Planilhas Gratuitas
Newsletters
Logo CriptoFácil
Pesquisar
Fechar
Mercado
Ethereum
DeFi
NFT
Web3
Inscreva-se
Mercado
NFT
Inscreva-se
AO VIVO
Jogue e Ganhe – Oportunidades no mercado de criptomoeda
Clique aqui

Blockchain 101

O que é blockchain?

  • Por CriptoFácil
  • - 13/09/2019
  • às 14:30
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
O que é blockchain?

A blockchain do Bitcoin é uma invenção inegavelmente engenhosa, criada pelo pseudônimo Satoshi Nakamoto. Desde então, ela evoluiu para algo maior e muitas pessoas hoje em dia se perguntam: o que realmente é blockchain?

Ao permitir que as informações digitais possam ser armazenadas de forma distribuída e evitar a duplicação e falsificação dos dados, a tecnologia blockchain está criando a espinha dorsal de um novo tipo de internet. Concebida originalmente com o Bitcoin como ativo nativo de sua rede, a comunidade de tecnologia agora encontrou outros usos potenciais. Dentre estes, versões privadas, diferentes da proposta da blockchain original do Bitcoin, denominadas DLT, que explicaremos em outros artigos.

A blockchain é, de forma simplificada, um livro de registro de dados imutável, distribuído em um grande grupo de computadores espalhados pelo mundo e que não pertencem à nenhuma entidade.

Esses dados são organizados em blocos que são protegidos e ligados entre si usando princípios criptográficos, formando uma cadeia, daí o termo “blockchain”.

A rede não tem autoridade central – é a própria definição de um sistema descentralizado. Por ser um livro contábil compartilhado e imutável, as informações estão abertas para que todos possam ver. Portanto, tudo o que é adicionado à blockchain é, por natureza, transparente e todos os envolvidos são responsáveis ​​por suas ações.

A blockchain é uma maneira simples e inovadora de passar informações de A para B de uma maneira totalmente automatizada e segura. Os blocos que contêm as transações realizadas são verificados por milhares de computadores que compõem esta rede distribuída.

A segurança dos dados registrados é bastante alta. Para falsificar um único registro seria necessário falsificar toda a cadeia de blocos em milhões de instâncias. Computacionalmente, isso é praticamente impossível.

O Bitcoin usa esse modelo de rede para registrar e armazenar as suas transações monetárias, mas a arquitetura blockchain pode ser implantada de várias outras maneiras, como veremos em outros artigos.

Leia também: Como o Bitcoin funciona?

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Fique atualizado sobre as últimas tendências em Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2. Junte-se a nossa lista de mais de 20 mil assinantes.

Notícias

Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0

Destaque

Últimas Notícias
Newsletter
Análise Técnica
Opinião
Educação
Money Block
Planilhas Gratuitas

Guia CriptoFacil

Guia Cripto
Bitcoin 101
Ethereum 101
Blockchain 101
DeFi 101

Sobre Nós

Quem somos
Media Kit
Trabalhe Conosco
Política de privacidade
Contato

© 2016 - 2022 CriptoFacil. Todos os direitos reservados

O CriptoFácil preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

IMPORTANTE: Este site é mantido e atualizado pela CRIPTO VENDAS ONLINE LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 28.900.668/0001-04.