O criador do Bitcoin utilizou três conceitos principais que são essenciais para entender os princípios da primeira criptomoeda do mundo:
- Redes descentralizadas
- Oferta e demanda
- Criptografia
Redes descentralizadas
Quando você acessa seu navegador da Internet e digita “www.google.com.br”, o computador inicia uma conversa com os computadores do Google. Em seguida, os dois computadores começam a conversar entre si e seu navegador exibe imagens, botões, etc. Se os servidores do Google estivessem inativos por algum motivo, não seria possível ver essas imagens e botões. Isso ocorre porque os dados são armazenados em uma rede centralizada, em um só lugar.
Para entender como o Bitcoin funciona, é essencial entender o que é uma rede descentralizada. Em uma rede descentralizada, os dados estão em todo lugar. Se o Google usasse uma rede descentralizada, ainda seria possível acessar esses dados, porque eles estariam em toda parte e não apenas em um só lugar. Isso significa que o Google nunca ficaria offline.
Oferta e demanda
Na semana passada, quando John visitou a padaria, restou apenas um bolo. Quatro outras pessoas também queriam. Normalmente, o bolo custa apenas US$2, mas porque outras quatro pessoas queriam o bolo, ele teve que pagar US$10 por ele. Esse é o conceito principal de oferta e demanda: quando algo é limitado, tem mais valor. Quanto mais pessoas quiserem, mais o preço subirá.
O Bitcoin usa esse mesmo conceito. O fornecimento de Bitcoin é limitado. A criptomoeda é produzida a uma taxa fixa, que diminuirá com o tempo – dividida a cada quatro anos.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
O Bitcoin tem um limite de 21 milhões de unidades; uma vez que existam 21 milhões de Bitcoins emitidos, nenhum novo BTC poderá ser criado.
Criptografia
Na Segunda Guerra Mundial, a criptografia era muito utilizada. Ela convertia as mensagens de rádio em código que ninguém conseguia ler. Para lê-lo, era preciso converter de volta para a mensagem original. Para fazer isso, necessitava-se de uma chave. Isso tudo foi possível através de fórmulas matemáticas.
O Bitcoin usa criptografia da mesma maneira. Em vez de converter mensagens de rádio, o Bitcoin usa criptografia para converter dados de transação. É por isso que o BTC é chamado de criptomoeda.
O Bitcoin faz isso usando a blockchain, que futuramente explicaremos com mais detalhes.
Leia também: Quais são os prós e os contras do Bitcoin?