Ir para o conteúdo
Últimas
Mercado
Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0
Planilhas Gratuitas
Newsletters
Logo CriptoFácil
Pesquisar
Fechar
Mercado
Ethereum
DeFi
NFT
Web3
Inscreva-se
Mercado
NFT
Inscreva-se
AO VIVO
Jogue e Ganhe – Oportunidades no mercado de criptomoeda
Clique aqui

O Bitcoin e o festival Burning Man; Ligados pela mesma filosofia

  • Por Luciano Rocha
  • - 01/09/2019
  • às 13:30
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
O Bitcoin e o festival Burning Man; Ligados pela mesma filosofia

Liberdade, independência, cooperação, ordem espontânea e ausência de governos em seu controle. Embora tais adjetivos sejam muito utilizados para definir o Bitcoin, eles servem também para um dos festivais mais famosos do mundo: o Burning Man.

E o tradicional encontro realizado no deserto do estado norte-americano de Nevada tem mais em comum com a maior criptomoeda do mundo do que os adjetivos citados acima.

Black Rock City: uma cidade construída sem planejamento

Com mais de três décadas de existência, o Burning Man ocorre anualmente nos Estados Unidos. Para a sua realização, todos os anos é construída a Black Rock City, uma cidade que reúne planejamento e ordem espontânea ao mesmo tempo.

A Black Rock é organizada inteiramente por voluntários e possui uma infra-estrutura especialmente planejada e desenhada, assim como serviços comunitários essenciais como emergência e segurança: apenas o necessário para garantir o funcionamento do Festival e a sobrevivência das pessoas. Embora a forma circular da cidade dê a intenção de um planejamento central, a aura do Burning Man é a celebração da liberdade e do recomeço.

Além disso, a cooperação entre as pessoas é a marcar do festival. Dinheiro não é utilizado lá – apenas a troca de produtos. A colaboração entre as pessoas contribui para manter o festival em clima de paz durante a semana no qual é realizado. A polícia não atua no lugar e armas não são permitidas. Ainda assim, o clima de paz predomina até o último dia.

Semelhanças com o Bitcoin

Dessa forma, não é surpresa que cada vez mais entusiastas do ecossistema Bitcoin voltem os seus olhos para o Burning Man. Tanto o festival quanto o ethos do Bitcoin giram em torno da abertura para explorar novos modelos de governança com menos regras impostas por uma autoridade central.

Assim como a rede de criptomoedas, o Burning Man premia o comportamento honesto. Os adeptos de criptomoedas se reúnem com elaborados grupos no festival. Alguns deles são Camp Decentral, CampDAO (criado pela EOS) e Node Republic, todos oferecem seminários e palestras sobre blockchain como parte da programação do festival.

O empresário Jeremy Gardner já participou de quatro edições do Burning Man e deu palestras sobre a tecnologia blockchain nesses campos. Ele costuma passar algum tempo lá com o cofundador da Block.One e ex-membro do conselho da Bitcoin Foundation Brock Pierce (que agora está envolvido com o CampDAO).

“É um lugar para conversar sobre os conceitos que estão moldando nossa sociedade”, afirmou Gardner. “Eu desenvolvi um relacionamento mais próximo com as pessoas da comunidade de criptomoedas porque [Burning Man] é uma experiência de ligação tão incrível. Mas não era baseado em negócios; a tecnologia blockchain é, antes de tudo, um movimento social.”

De fato, há tanta sobreposição entre a comunidade de criptoentusiastas e o Burning Man. Gardner brincou que o mercado desacelerava durante o festival e anúncios da empresa dele geralmente eram feitos após o retorno do festival. No entanto, várias pessoas ainda demonstram preocupação com a possibilidade de estarem associados à reputação do Burning Man como um ambiente de drogas e libertinagem.

Crescimento conjunto

Assim como o mercado de criptomoedas, o Burning Man evoluiu dramaticamente na última década.

De acordo com os registros fiscais federais, a organização sem fins lucrativos Burning Man – que gerencia o festival – obteve US$3,7 milhões (após despesas) em 2017, após a aquisição do Fly Ranch por US$6,5 milhões em 2016. Espera-se que cerca de 70 mil pessoas se reúnam em Nevada para o festival este ano, que começou no último domingo, 25 de agosto, e irá até o dia 02 de setembro.

Outro crescimento foi a expansão internacional da “marca” Burning Man. Bear Kittay, ex-embaixador global do Burning Man, que ajudou a organizar o festival anual ao estabelecer uma organização sem fins lucrativos, gerou eventos globais menores e comprou propriedades, disse que o Burning Man ainda é geralmente dominado por pessoas que trabalham na indústria de tecnologia. Kittay é ele próprio investidor de Bitcoin e Ethereum, além de um investidor na startup EOS Block.One.

“É muito natural que Burning Man ajude a inspirar e gerar a próxima geração de líderes nesse sentido [da indústria de tecnologia]”, disse Kittay. “Essa ideia de um processo de consenso descentralizado, que cria uma alternativa aos bancos centrais e ao Estado-nação, é semelhante ao Burning Man. Eu acho que tem um monte de gente da comunidade Ethereum, EOS e de todo o mundo.”

John Clippinger, autor do livro From Bitcoin to Burning Man and beyond, afirmou que podem haver lições que a evolução do festival pode oferecer ao movimento de descentralização das criptomoedas.

“Havia algo no ar, toda a ideia de comunidades autônomas e auto-organizadas”, disse Clippinger, descrevendo os primeiros dias de ambos os fenômenos, acrescentando:

“O desafio de projetar essas comunidades é como mantê-las abertas, eficazes e capazes de escalar, mas também para manter essa diversidade e resistência ao controle de pessoas com interesses especiais.”

Criptomoedas em Bloack Rock

Clippinger disse que em 2015 houve uma discussão entre os organizadores do festival sobre o uso de criptomoedas como parte da experiência do Burning Man. (Dinheiro vivo e outras formas de dinheiro não são permitidas para pagamentos nos acampamentos. No entanto, a principal organização sem fins lucrativos do festival aceitou doações via Bitcoin em 2014).

“Eles tiveram um período para analisar especificamente essa possibilidade, mas havia muita hostilidade em relação à ideia hiper-libertária (sic) do Bitcoin”, disse ele.

Eventualmente, até a ideia de criar um token único do festival foi considerada muito controversa para um festival centrado em uma economia de trocas diretas. Com o falecimento do cofundador do festival Larry Harvey em 2018, Clippinger disse que a comunidade entrou em uma fase de transição que poderia determinar o futuro do Burning Man.

“Eles vão transformá-lo em um negócio ou manter o mesmo espírito?”, se perguntou Clippinger. “Quando começa a se solidificar, é capturado por partes com certos interesses. Acho que ainda está no ponto de exploração.”

Independentemente de aceitar criptomoedas, o fato é que o Burning Man e o Bitcoin compartilham muito dos ideais de liberdade e descentralização. Que esse espírito continue a se manifestar, do deserto até a tecnologia moderna.

Leia também: Cypherpunks: Liberdade e o Futuro da Internet

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Fique atualizado sobre as últimas tendências em Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2. Junte-se a nossa lista de mais de 20 mil assinantes.

Notícias

Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0

Destaque

Últimas Notícias
Newsletter
Análise Técnica
Opinião
Educação
Money Block
Planilhas Gratuitas

Guia CriptoFacil

Guia Cripto
Bitcoin 101
Ethereum 101
Blockchain 101
DeFi 101

Sobre Nós

Quem somos
Media Kit
Trabalhe Conosco
Política de privacidade
Contato

© 2016 - 2022 CriptoFacil. Todos os direitos reservados

O CriptoFácil preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

IMPORTANTE: Este site é mantido e atualizado pela CRIPTO VENDAS ONLINE LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 28.900.668/0001-04.