Enquanto a rede Bitcoin sofre com altas taxas e congestionamento devido aos tokens BRC-20 e ao Bitcoin Ordinals, a blockchain da Litecoin bate recordes. De acordo com dados da plataforma de análises Glassnode, o número de transações na blockchain Litecoin bateu um recorde ao ultrapassar 576.000 na última terça-feira (9).
Além disso, o número de endereços ativos de LTC e endereços recém-criados também atingiram máximos históricos no dia.
É provável que esse movimento esteja relacionado com o fato de a comunidade Litecoin estar propondo a criação de tokens “LTC-20”, emulando o BRC-20 da rede Bitcoin. Ao todo, mais de 840 tokens padrão LRC-20 foram criados, mas a maioria não foram cunhada.
Litecoin ‘bombando’
O movimento na blockchain da Litecoin está ocorrendo desde que a rede do BTC ficou congestionada com milhares de transações aguardando aprovação. No último domingo, por exemplo, a exchange de criptomoedas Binance teve que paralisar os saques de BTC em duas ocasiões devido ao congestionamento e altas taxas de transação na blockchain do Bitcoin, que atingiram uma alta de dois anos
Diante disso, parece ter havido uma migração para a Litecoin. A rede é uma alternativa mais barata e rápida ao Bitcoin, com taxas de transação mais baixas e tempos de processamento mais rápidos.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Na segunda-feira (8), conforme informou a equipe por trás da blockchain, novos endereços sendo criados na Litecoin superaram os novos endereços na rede Bitcoin. Naquele dia, enquanto a Litecoin registrou 493.229 novos endereços, a rede BTC registrou 385.396.
Além disso, só naquele dia, a rede Litecoin executou mais de 525.000 transações. Os dados da Glassnode também mostram que o número de endereços de carteira ativos na Litecoin aumentou para um recorde de 718.000 em 8 de maio.
Tokens LTC-20
Como dito, a comunidade Litecoin está seguindo os passos do Bitcoin, criando o padrão LTC-20 como uma espécie de “fork” do padrão BRC-20, no qual se baseiam os NFTs do Bitcoin Ordinals.
Vale destacar que, em fevereiro deste ano, conforme noticiou o CriptoFácil, os NFTs Ordinals chegaram à rede Litecoin. A iniciativa foi do engenheiro de software Anthony Guerrera, que lançou o projeto Litecoin Ordinals no GitHub.
De acordo com Guerrera, o novo repositório surgiu de uma divisão (fork) do Bitcoin Ordinals publicado por Casey Rodarmor em janeiro. Como a Litecoin é a única rede além do Bitcoin que possui SegWit e Taproot, Guerrera a escolheu para dar suporte aos NFTs.
E o preço do LTC?
Apesar da movimentação na blockchain, com aumento do número de endereços, o preço da criptomoeda nativa da rede, a LTC, não está valorizando. De acordo com dados do CoinGecko, o preço da LTC recuou cerca de 10% nos últimos 7 dias. No momento da redação desta matéria, a criptomoeda está custando US$ 79,64 (R$ 396,56).