Uma polêmica descoberta envolvendo o blockchain da EOS gerou controvérsia na semana passada. Segundo a agência de notícias Cointelegraph, um dos 21 produtores de blocos da moeda digital deu a entender que ofereceria aos detentores da criptomoeda recompensas financeiras caso votassem nele como um gerador de blocos.
O Starteos, um dos nós que oficialmente podem aprovar transações na EOS, disse em um comunicado no Medium, em 27 de novembro, que “depois de delegar o Starteos.io como proxy, você pode obter uma receita de EOS de forma contínua e estável”.
O grupo chinês que controla a EOS ainda não comentou as alegações. A prática vai contra os procedimentos de blockchain descentralizados e democráticos, defendidos pela própria empresa, ao adotar um esquema de receita como recompensa para os detentores de tokens.
“O ‘inverno’ das criptomoedas chegou. Quanta fé você deixou para ter?”, diz o post. “Agora, o Starteos estará sempre com VOCÊ, nossos melhores e mais importantes amigos! E nós vamos compartilhar os lucros com você e superar as dificuldades juntos.”
Depois de selecionar Starteos como proxy, os usuários podem escolher o modo de “receita estável de mineração” ou o modo “receita aleatória”, onde jogam “Lucky Fruit Slots Machine” com tokens de jogo para obter “renda via EOS”.
Em 03 de dezembro, como a Finance Magnates apontou, o pagamento efetivo dos usuários para fortalecer um determinado nó constituiria uma forte centralização por parte da EOS, uma das redes blockchain de maior valor do mundo, que arrecadou mais de US$4 bilhões em sua ICO, a maior da história.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
O criador Daniel Larimer, que em outubro disse que a descentralização não era de fato o objetivo da EOS, revelou na semana passada que estava considerando planos para iniciar um novo token.
“As pessoas da comunidade de criptomoedas vão odiá-lo”, escreveu ele sobre o conceito do token, em suas mídias sociais.
A EOS continua a ser a blockchain que tem, de longe, o maior número de transações diárias, apesar de um declínio no preço do token.