Segundo a agência de notícias Coindesk, a Nasdaq, bolsa de valores norte-americana e a segunda maior do mundo, pode estar à beira de dar aos investidores institucionais uma vantagem analítica na negociação de centenas de criptoativos.
De acordo com uma pessoa familiarizada com os planos da empresa, a bolsa de valores baseada em Nova York está se preparando para adicionar ferramentas para prever os movimentos de preço dos criptoativos em seu Analytics Hub. O hub, lançado no ano passado, baseia-se em learning machine e recursos de processamento de linguagem natural (PNL) para analisar as mídias sociais e outras fontes de dados alternativas para dar aos investidores uma maneira melhor de avaliar o movimento do mercado.
Até o momento, o Analytics Hub concentrou-se em ativos tradicionais, mas a adição de criptomoedas parece ser mais um sinal do crescente interesse de Wall Street pelo setor.
Bill Dague, chefe de dados alternativos da Nasdaq, disse à CoinDesk que “dada a abundância de interesse, estamos explorando conjuntos de dados relacionados às criptomoedas”, e acrescentou:
“Se lançamos ou não um produto relacionado às criptomoedas, ainda não se sabe.”
Por outro lado, a fonte, que está trabalhando com a Nasdaq no projeto, foi decidida, dizendo que a nova funcionalidade de criptomoedas está atualmente sendo testada antes de um lançamento oficial programado para novembro.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
A fonte disse que o serviço forneceria um sentimento em cerca de 500 criptoativos, e que é preciso uma abordagem de três frentes para sua análise, analisando os fluxos de fundos via carteiras, dados de exchanges e mídias sociais.
“Há a parte do sentimento da mídia social, aplicando o learning machine a e a PNL, que começará com o Twitter e poderá incluir o StockTwits e, eventualmente, talvez o Reddit”, disse a fonte.
A notícia vem depois que a CEO da Nasdaq Adena Friedman disse no início do ano que a empresa estava pensando em oferecer algum tipo de produto futuro de Bitcoin. Além disso, em abril, ela disse que a Nasdaq consideraria a possibilidade de criar uma exchange de criptomoedas.