A bolsa de tecnologia dos EUA Nasdaq, que também é uma das maiores bolsas de valores do mundo, fez parceria com o consórcio R3 para oferecer uma plataforma para mercados de ativos digitais na blockchain Corda. As duas empresas anunciaram a parceria na quarta-feira, 29 de abril.
Com a parceria, os participantes do mercado de capitais podem usar a Corda para apoiar a emissão, negociação, liquidação e custódia de ativos digitais, afirmou Johan Toll, chefe de ativos digitais da Nasdaq.
A tecnologia de contabilidade distribuída (DLT, na sigla em inglês) é integrada ao Nasdaq Financial Framework, que também se conecta a vários outros serviços do mercado de capitais, incluindo mecanismos de correspondência, vigilância, descoberta de dados e serviços de relatório.
“O relacionamento com o R3 desempenha um papel importante no desenvolvimento de soluções da Nasdaq que suportam a criação de mercados de ativos digitais dinâmicos e confiáveis. A plataforma Corda foi projetada especificamente para ambientes altamente regulamentados, e sua plataforma se encaixa bem em nosso ecossistema de tecnologia”, disse Toll.
Essa foi a terceira iniciativa recente da Nasdaq no mercado de blockchain. Em outubro do ano passado, a bolsa listou um índice dos 100 principais criptoativos do mercado, juntamente com seus índices tradicionais, como o S&P 500 e o Dow Jones. Um mês antes, a bolsa listou um novo índice de projetos que atuam com finanças descentralizadas (DeFi).
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Em termos de empresas listadas, a empresa de serviços Blockchain Diginex está perto de ser listada na Nasdaq em uma lista de backdoor, caso sua fusão com a 8i Enterprises Acquisition Corp seja concluída.
Leia também: Fórum Econômico mundial recomenda uso da blockchain para recuperar economia global pós-pandemia
Leia também: Udemy oferece curso online gratuito sobre blockchain
Leia também: LG testa moeda digital baseada em blockchain para reduzir contaminação pela Covid-19 entre funcionários